Escaras de decúbito: calos de apoio

Por DRa. Daiana Giovanella 10/04/2018 - 14:36 hs

Escaras de decúbito são lesões de pele que aparecem com frequência em animais de porte grande e médio. Nada mais são do que calos de apoio causados pelo contato da pele com superfícies duras, como o piso. Algumas regiões do corpo que possuem menor revestimento de gordura, como é o caso de "cotovelos" e "calcanhares", que são as mais atingidas. Quando o animal se deita, seu peso faz com que as "pontas" dos ossos se atritem contra o solo, tendo apenas a pele como proteção.

Para compensar esse impacto, a pele começa a se espessar, ganhando o aspecto de um calo. Essa é a maneira que o organismo encontra de compensar a falta de gordura nessas áreas. Muitas vezes essas escaras podem evoluir para úlceras, gerando lesões mais graves e infeccionadas, com rachaduras, sangue e secreção purulenta. Nessa situação, as escaras se transformam num processo bastante doloroso, e o animal deve receber o tratamento adequado.

O reconhecimento dos fatores de risco é o primeiro passo a ser tomado para a prevenção do desenvolvimento das escaras. Pacientes com limitação da mobilidade (em particular os cães de grande porte), tem alto potencial para desenvolver as escaras. O peso do cão também é um fator predisponente. Se ele for ou estiver muito pesado, mais escaras de decúbito ele terá. Caso o animal esteja com sobrepeso, deverá iniciar uma dieta sob orientação veterinária.

Para evitar, ou pelo menos minimizar o aparecimento das escaras de decúbito em cães grandes e médios, procure providenciar um local macio para o animal se deitar. Um colchonete ajuda bastante a diminuir o impacto dos ossos com o chão. Lembre-se que quanto mais duro e áspero for o piso do local onde o animal vive, maiores as chances das escaras aparecerem e causarem problemas. Se não houver ferida no local, a pele do calo deve ser hidratada diariamente com substâncias emolientes, oleosas ou cremosas específicas para calos, de uso veterinário. Caso seu animal tenha calos de apoio, procure atendimento veterinário dermatológico.