Como deveria ser. Sempre!

Por Ozinil Martins de Souza 27/11/2018 - 09:59 hs
Como deveria ser. Sempre!
Foto: Jorge Saenz/AP

Esta semana dois exemplos mostraram como deve ser a conduta dos gestores públicos e privados no tocante a condução de suas responsabilidades. O primeiro exemplo vem, do nem sempre bem referenciado, Paraguai. Traficante brasileiro Marcelo Piloto, de alta periculosidade, assassina uma mulher que lhe fazia visita íntima dentro de um quartel da polícia de elite do país. A pretensão do assassino era impedir sua extradição que, já havia sido solicitada pelo governo brasileiro. O governo do Paraguai agiu de forma rápida e absolutamente correta. Os responsáveis pelo comando da polícia nesta unidade foram exonerados e, no dia seguinte ao crime, o bandido foi extraditado e, hoje está em isolamento no presídio de segurança máxima de Catanduvas – Pr. Exemplo primoroso!

 

Segundo exemplo


O segundo exemplo vem do outro lado do mundo. O Ministério Público japonês, alertado por executivos da Nissan, prendeu no dia 19.11.2018, a partir de documentos cedidos pela empresa, o Sr. Carlos Ghosn, presidente do conselho da empresa Nissan; este senhor presidiu a empresa de 2001 a 2017. A ação rápida e, que expõe um dos mais conceituados executivos da indústria automobilística do mundo à execração pública, foi tomada pelas autoridades japonesas assim que tomaram conhecimento do fato. O que leva um homem conceituado, rico, com o reconhecimento mundial de suas competências a sonegar impostos e apropriar-se de ativos da empresa para enriquecimento ilícito. O Japão é um país que não tergiversa sobre conduta de seus homens públicos e representantes empresarias. Exemplo a ser seguido. A ambição e o egoísmo são dois dos maiores males do mundo. Em tempo: o Sr. Carlos Ghosn é brasileiro!


O caso dos médicos cubanos


Este caso tem duas faces; uma exaustivamente explorada pela mídia, ou seja, o convênio com Cuba como fonte de receita para o sustento da ditadura, já que as outras fontes secaram, especialmente a venezuelana. Mas, a mais grave, parece-me ter origens em terras tupiniquins. A criação de municípios sem condições de sustentabilidade geram este e outros problemas. Dos mais de 5000 municípios existem, aproximadamente, 1200 municípios que não arrecadam o suficiente para pagar a folha de pagamento de prefeitos e seus vices, dos secretários e dos vereadores; dependem exclusivamente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Estes municípios foram criados por deputados e senadores para gerarem empregos para seus apaniguados políticos, seus cabos eleitorais. Como vão, municípios pobres e sem arrecadação, garantir os serviços básicos à população? Há municípios que não têm sequer um médico cubano enquanto outros os têm em quantidade. Hora de pensar se estes municípios não deveriam voltar ao seu “status” anterior. O que não é mais possível: continuar carregando peso morto!


Curtas


Falar mal do Presidente Michel Temer é um esporte praticado por quase todos os brasileiros, mas é bom não esquecer que recebendo a herança maldita da Sra Dilma Rousseff, o Temer entregará a seu sucessor um país com desemprego caindo, PIB subindo, inflação controlada e com a Lava Jato cumprindo seu papel. Se vetar o aumento do judiciário sai como herói.


No dia 20.11 comemorou-se o dia da Consciência Negra. Um dos grandes heróis reverenciado neste dia foi Zumbi dos Palmares. Penso que há um esquecimento do papel escravocrata exercido pelo líder do quilombo dos Palmares em Serra da Barriga, enquanto outros negros importantes pela luta exercida não são sequer mencionados.


A escolha dos ministros do governo Jair Bolsonaro começa a ganhar corpo e mostra nomes que, além de conhecimento, têm estatura para produzir bons resultados. Até agora acerta o presidente em suas escolhas.


As imagens da cidade de Tenerife, nas Ilhas Canárias -  Oceano Atlântico, que circularam no final de semana em todo o mundo mostrando ondas de até 5 metros atingindo o 2º andar de prédios na orla marítima, expressa o estresse a que o planeta está exposto. Os sinais estão nas televisões todos os dias. Não da para alegar desconhecimento!


A cidade de Tijuana, no México, não está muito feliz com a invasão da coluna de hondurenhos, guatemaltecos e salvadorenhos que pretendem atravessar para os Estados Unidos por este ponto na fronteira. A miséria os expulsa de suas casas e o problema acaba arrebentando em outros países e povos. Parece que este problema está apenas começando!


Com o fim do imposto sindical a crise se abateu sobre as centrais sindicais. Fácil administrar com dinheiro alheio e compulsoriamente imposto aos trabalhadores. Agora a CUT está vendendo sua sede, demitindo empregados e reduzindo despesas. Bem vindos às virtudes da economia!


Educação


“Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve um dia uma decisão corajosa.” Peter Drucker