Laboratório de drogas é fechado pela PF em Rio dos Cedros

Após fechar laboratório de drogas sintéticas e prender suspeitos, policiais cumprem mandados em 5 cidades de SC

27/02/2019 - 16:57 hs
Foto: Divulgação/Internet

Ação conjunta das forças policiais ocorre no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte e Litoral Norte catarinense.

A Polícia Federal (PF) e Civil deflagraram a operação "Psy Trance" nesta quarta-feira (27) para desarticular uma organização criminosa responsável por fabricar, distribuir e comercializar drogas sintéticas em Santa Catarina. Seis pessoas foram presas durante a ação.

A operação conjunta das forças policiais ocorreu após a prisão de suspeitos em um laboratório de drogas sintéticas, que funcionava em um sítio, em Rio dos Cedros,ma localidade de Alto São Bernardo. Uma empresa que atua com produtos químicos em Joinville, no Norte catarinense, também é alvo do desdobramento da investigação.

No total foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em cinco cidades que ficam nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte e Litoral Norte catarinense.

Laboratório

Segundo a PF, na noite de terça (26), uma equipe composta pela Polícia Federal e Civil, com o apoio da Rodoviária Federal, prendeu em flagrante dois dos principais suspeitos de participar da organização, sendo um deles um empresário do setor de produtos químicos. Outros quatro homens também foram presos em flagrante, de acordo com a Polícia Civil.

Um laboratório caseiro, que funcionava em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, foi fechado durante a ação. No local foram encontrados equipamentos e insumos para fazer a fabricação de entorpecentes, envolvendo cristais de MDMA (droga sintética mais identificada) suficiente para produzir 300 mil comprimidos da droga sintética.

lém disso, havia material químico para fazer outros 300 mil comprimidos nos cálculos da polícia. De acordo com a avaliação da PF, a apreensão pode ser considerada uma das maiores que ocorreu neste ano no país.

A polícia chegou até o laboratório a partir de uma operação que ocorreu em Itajaí, em fevereiro de 2018. Na época, a polícia descobriu um laboratório onde a droga era prensada e transformada em comprimido.

Mandados e investigação

Os 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Camboriú, Balneário Camboriú, Joinville, Rio dos Cedros e Anitápolis.

Em Joinville, o dono da empresa de produtos químicos foi preso. "A empresa na verdade ela tem um sistema de controle, o que entra tem que ser colocado no mapa, no inventário da empresa, e o que sai tem que ser dado baixa. Nós verificamos várias irregularidades no mapa de entrada de produtos e principalmente na saída com vários CPFs de pessoas físicas que não tinham relacionamento com esse tipo de atividade. Nós encontramos produtos químicos em outros locais que não deveriam ser, pois deviam estar na empresa e produtos sem o rótulo", explicou Alex Biegas, delegado da Polícia Federal.

 

O empresário foi encaminhado para o presídio de Joinville e os outros cinco suspeitos serão levados para o presídio de Blumenau. Todos devem responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Fonte: G1