Alexandre Vailatti é novo representante da OAB em Timbó

Atuando há 16 anos, Vailatti fala sobre os desafios de sua gestão, que vai até 2021

Por Aline Christina Brehmer 01/03/2019 - 10:12 hs
Foto: Aline Brehmer/Jornal Café Impresso

Timbó tem um novo presidente da Subseção da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB): o doutor Alexandre Alves Vailatti, de 45 anos. Há 16 deles, o profissional dedica sua vida à advocacia e chega ao cargo com muitos projetos e novidades para a cidade e região.

Em entrevista à redação do Café Impresso, Vailatti revela que um de seus grandes anseios é aproximar a comunidade dos advogados e (vice-versa).

 “Queremos integrar a OAB na sociedade. A Ordem tem uma história muito bonita que é relacionada à democracia e hoje, infelizmente, há muitas notícias que fazem com que a OAB sofra ataques injustos. Ao mesmo tempo, entendemos que se nosso objetivo é as pessoas nos verem de forma diferente, precisamos agir para isso”, justifica.

Ele destaca que essa aproximação serve como uma ponte, justamente para facilitar o acesso e comunicação entre a comunidade e esses profissionais.

Interação

Ao mesmo tempo, o novo presidente diz que há também um trabalho que envolve outras questões, como melhorar o relacionamento dos advogados entre si, criando novas frentes de diálogo, além de chamar os profissionais mais jovens, que entraram na área há menos tempo, para participar das atividades da subseção em Timbó. “Acredito que, se os próprios advogados entendem que existe um problema em comum, a solução está em se unir. Fortalecidos podemos buscar soluções mais rápidas e eficientes para resolver questões difíceis. Nós estamos em um órgão de classe e este não pode permitir individualismo, seria um contrassenso”, complementa.

Segundo Vailatti, eventuais divergências pessoais existentes entre os advogados, mas elas não devem, de forma alguma, interferir no âmbito profissional. “É sempre preciso lembrar que, em qualquer situação, aquele que está do outro lado, representando a outra parte, é um advogado também. O respeito é a principal das leis, afinal, se você, advogado, desqualifica um outro advogado, automaticamente também está desqualificando a si mesmo”, reflete.

OAB: parceira da comunidade

Recentemente Vailatti participou do Colégio de Presidente, um evento realizado em Florianópolis e que reuniu os presidentes das 49 subseções (Timbó é a 27ª e abrange os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros e conta com 211 advogados inscritos).

“É um ótimo momento para que a possamos conhecer as ideias que a Seccional tem para essas Subseções, e, ao mesmo tempo, buscar soluções, trabalhar em conjunto”, alega.  

Timbó e 25 mil processos em espera

Mesmo diante de novos advogados que se formam e passam na prova da OAB a cada dia, Vailatti comenta que hoje as Varas Cíveis e Criminal da Comarca se encontram superlotadas quanto ao número de processos.

“Em Timbó, para ser ter uma ideia, são cerca de 25.800 processos para serem analisados. Somente na 2ª Vara Cível esse número é de 16.800. Diante disso relembro aqui que há apenas um juiz por vara e há falta continuada de servidores, e essa realidade é compartilhada em outras comarcas também. É algo assombroso”, revela.

Para ele, um fator responsável por esse acumulo é o sistema jurídico que o Brasil adota, de tradição romana, que, diferente de países como os Estados Unidos, Inglaterra e parte do Canadá, dá à lei um poder muito maior que os costumes, criando uma dificuldade maior na resolução das questões judicializadas.

“Deveria ser ao contrário. A Itália é um país de primeiro mundo por exemplo, mas adota esse mesmo sistema que o Brasil e o judiciário deles é ainda mais travado que o nosso. Então vejo que a culpa não seja necessariamente das leis brasileiras, mas do sistema adotado – isso deveria ser invertido”, opina.