Novidades entre Cedro Alto e Rio Esperança

Obra beneficia, de forma direta, mais de 600 famílias

Por Aline Christina Brehmer 05/03/2019 - 10:08 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais
Novidades entre Cedro Alto e Rio Esperança
Rafael Nones (secretário de Obras de Rio dos Cedros) e Dilson Dalpiaz (vereador e presidente da Câma

“É uma obra que beneficia de forma direta aproximadamente 600 famílias, mas há ainda todas as pessoas que trafegam diariamente por ali, em direção à Região dos Lagos, e vão também sentir os impactos positivos dessa pavimentação”.

As colocações do secretário de Obras de Rio dos Cedros, Rafael Nones, se referem à colocação dos quase quatro quilômetros de camada asfáltica no trecho entre Cedro Alto e Rio Esperança.

As obras tiveram início no final de fevereiro e os primeiros metros, que nesse caso representam 20% de toda a obra, estão sendo feitos com recursos próprios da prefeitura. “A obra, como um todo, soma algo próximo aos R$ 4 milhões. Nós buscamos recursos junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), porém se trata de um empréstimo, por isso dizemos que a obra está sendo 100% paga com recursos do poder público”, esclarece o prefeito da cidade, Marildo Domingos Felippi.

Prazo de até seis meses

A licitação está aberta até o dia 19 deste mês e, em seguida, será escolhida a empresa vencedora para dar andamento ao processo de pavimentação. “Deve levar algo em torno de 30 dias para que essa empresa possa iniciar seu trabalho no local. Após isso, está estipulado o prazo de seis meses para a conclusão da obra, mas claro que nesse caso deve sempre se considerar o clima, afinal, a chuva acaba atrasando o tudo”, destaca Nones.

Felippi diz que essa época do ano, entretanto, foi escolhida justamente por ser menos propícia às chuvas e temporais. O presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Dilson Dalpiaz, relembra que a obra é um pedido que já é feito há muito tempo por todos os moradores da região da Serra.

“O objetivo foi pensar adiante, justamente para beneficiar ainda mais nossos moradores. Por isso que foi feito esse empréstimo citado pelo prefeito, afinal, esse maquinário adquirido para a primeira etapa da obra será utilizado em muitos outros projetos que vão surgir aqui na cidade”, diz.

Nones reforça de a prefeitura estar fazendo uso de mão de obra própria nesse serviço, no momento, barateia consideravelmente o custo. “Entendemos que a empreiteira vencedora da licitação irá executar essa obra no prazo mais rápido possível também, até porque, conforme a obra for acontecendo, o recurso estará sendo liberado, então vai dar certo. No fim, o que realmente importa é entregar uma pavimentação de qualidade à comunidade, que já sonha com isso há bastante tempo”, analisa.

Durante o período de obras, a prefeitura pede atenção redobrada para quem passar pelo local.