15 anos de abandono

Prefeitura busca formas de dar um novo destino ao Clube Social Jurce, localizado em Rio dos Cedros

Por Aline Brehmer 06/03/2019 - 10:33 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais
15 anos de abandono
Construção está localizada no bairro Divinéia

Um assunto polêmico tomou conta de Rio dos Cedros nos últimos dias e, inclusive, foi denunciado à redação do Café Impresso. O foco das discussões é sobre o Jurce, um Clube Social localizado no bairro Divinéia, que está abandonado há mais de 15 anos, segundo relata o prefeito da cidade, Marildo Domingos Felippi.

A sociedade foi criada em 1981 e, na época, congregava jovens. “A prefeitura chegou a fazer a doação do terreno e auxiliar na construção, só que esse espaço nunca pertenceu legalmente ao poder público, sempre foi dos membros do Jurce”, esclarece Felippi.

Entretanto, o prefeito ressalta que no estatuto estava definido que, se houvesse a dissolução do clube, esse patrimônio deveria ser legalmente do poder público. “Aos poucos aquele grupo de jovens foi desaparecendo e não houve substitutos. Importante dizer que aqui ninguém está apontando culpados, apenas buscamos esclarecer que, diante da situação atual, no papel de prefeito, fico de mãos atadas”, pontua.

Isso porque, como a construção não pertence à prefeitura, qualquer investimento feito pelo poder público no local seria considerado um ato de improbidade administrativa. “Como uma questão de segurança e até mesmo bom senso, nós mantemos o terreno roçado, mas é só. Até na administração passada, do ex-prefeito Fernando Tomaselli, houve diversas tentativas de adquirir esse espaço, só que nenhuma delas foi bem-sucedida”, complementa Felippi.

Investir ou leiloar?

Hoje, para que o Jurce se torne patrimônio público, primeiro seria necessário realizar uma Assembleia com os sócios do local para discutir os trâmites de transferência. Porém, a essa altura, existe outra questão importante que deve ser considerada.

“Não haveria custo nessa transferência de posse do terreno e construção, mas na reforma daquele espaço sim. Já foram feitas avalições no local e em uma das partes não tem mais como recuperar as instalações. Se a gente conseguisse reaver a associação, talvez a colocaríamos em leilão ou estudaríamos formas de dar algum outro destino. Para reformar tudo o que precisa o investimento seria muito alto, é preciso pensar com muita calma sobre isso”, reflete o prefeito.

Assim como muitos outros riocedrenses, Felippi lamenta a perda de um espaço que poderia ter sido bem aproveitado pela comunidade. “Acredito que na época em que a Jurce foi fundada deveria haver 100 participantes. Cheguei a ser um deles, mas não fiquei por muito tempo. O espaço funcionou até meados de 1995 e, desde então, somos obrigados a assistir essa deterioração, sem falar dos riscos que um local abandonado nesse estado oferece aos moradores. É lamentável”, desabafa.