A hora de se vacinar é agora!

Morte por febre amarela reforça campanha em Rio dos Cedros

Por Aline Christina Brehmer 05/04/2019 - 14:38 hs
Foto: Divulgação/Internet

Após 53 anos, Santa Catarina (SC) registra um caso de óbito por febre amarela. A vítima faleceu na semana passada, em Joinville, e tinha 36 anos – e não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).

O caso intensificou ainda mais a Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela em todo o estado. A secretária de Saúde de Rio dos Cedros, Miria Eliete Schmid Floriani, diz que essa morte assustou as pessoas.

“Não existe uma data para o término da campanha. Nesse momento, ela ganhou ainda mais força e buscamos imunizar todos os riocedrenses desse risco”, diz.

A idade para ser vacinado é dos nove meses aos 59 anos (pessoas acima dos 60 só podem receber a vacina apresentando junto uma receita médica para a mesma).

Todos os postos de saúde da cidade estão aptos para aplicar a vacina. No dia, apenas é exigida Carteira de Vacinação e Cartão SUS, para quem tiver. 

Mutirão de Catarata começa dia 9

O mutirão de cirurgias de catarata já tem local e data definida para acontecer. Será entre os dias 9 e 13 de abril no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros. Diferente do ano passado, quando foram realizadas 2 mil cirurgias, o limite de procedimentos dessa vez será em torno de 800.

A secretária de Saúde da cidade, Miria Eliete Schmid Floriani, explica que o recurso é do Governo do Estado e adianta que, possivelmente, acontecerá outro mutirão ainda no primeiro semestre deste ano.

“Cada município recebeu um limite de cirurgias para fazer em 2019. Como a quantidade de procedimentos é menor, será dada prioridade aos pacientes das de Rio dos Cedros (80 vagas), zerando assim a fila de espera. Pacientes de cidades vizinhas como Benedito Novo, Timbó, Doutor Pedrinho, Rodeio, Blumenau e Gaspar também devem ser beneficiados nesse mutirão”, esclarece.