Imagens que têm poder

Greicy Kelly Domingos é fotógrafa de produtos e fala sobre a força que seu trabalho exerce na vida dos clientes

Por Aline Christina Brehmer 12/04/2019 - 10:29 hs
Foto: Camila Nardelli/Jornal Café Impresso

É uma regra há muito tempo conhecida que a propaganda é a alma do negócio. E quem nunca sentiu aquela fome quando viu a foto de um super lanche? Ou um prato bem elaborado? Ou até mesmo se sentiu encantado por um lugar apenas vendo as imagens? Por trás de todos esses registros impecáveis existe um profissional qualificado que, justamente, busca traduzir em uma única foto a essência daquele lugar, momento ou o sabor de alguma receita.

A timboense Greicy Kelly Domingos, de 24 anos, começou a trabalhar como fotógrafa de produtos recentemente – mas a fotografia já está em sua vida há muito tempo.

“Eu faço as imagens para catálogo, site, toda essa parte de e-commerce e outdoor também. Fazia antes ensaios pessoais, mas percebi que essa parte de produtos é pouco explorada aqui. Ao mesmo tempo vejo, a cada novo trabalho, o quanto é exigida a perfeição nos mínimos detalhes”, revela.

Um olhar que muda tudo

Para Greicy o olhar é tudo – a partir dele que começam a surgir novas ideias. “Uma propaganda bem feita sem dúvida aumenta as vendas, então sempre procuro chamar a atenção e, ao mesmo tempo, seguir as preferências do meu cliente”, garante.

Antes de iniciar esses trabalhos Greicy pesquisou e estudou muito para se aperfeiçoar, começando a colocar tudo em prática em janeiro deste ano. “Muitas pessoas nem imaginam que existe um fotógrafo especializado para fotografar produtos, então também trabalho bastante essa parte da apresentação, para comprovar que isso traz sim resultado”, diz.

Em busca da perfeição

Greicy conta que para uma foto sair do jeito perfeito, como precisa ser, pode levar até três horas. “Existe todo um trabalho de aprovação por parte do cliente, então se torna um processo demorado até que o objetivo seja atingido. Depois ainda tem a segunda etapa: a edição. Se for uma única foto é feito de uma forma, se for um catálogo já se torna algo mais complexo”, compara.

Na hora de fazer as fotos a fotógrafa leva o que ela chama de “kit de sobrevivência”, composto por tripé, câmera, flash, tesoura, tecido e até fita. “Tenho que estar preparada para tudo né? Se for um fundo branco ou preto, eu quem levo isso até no cliente também. Sempre que saio para fotografar é garantido que meu porta malas vai estar cheio”, diz entre risos.

Novos projetos a caminho

Greicy comenta vê esse mercado de uma forma muito promissora, já que a procura pelas fotografias de produto tem aumentado de forma significativa nos últimos tempos. “Não adianta você ir e fazer uma foto com o celular, como todo mundo faz. Se você quer ser diferente e se destacar, é preciso que haja um trabalho profissional envolvido. Nunca é “só” uma foto”, alerta.

Agora Greicy também busca por cursos de especialização. “Quero começar a entrar na área de fotografias de eventos também, só que é mais complicado porque trabalho sozinha. A maior dificuldade hoje é conquistar novos clientes, fazer com que se encantem pelo meu trabalho e me confiem essa importante missão. Só que, aos poucos, isso está acontecendo e a tendência é apenas melhorar ainda mais”, confidencia.