Escola e família: parceria que rende

Dia Estadual da Família na Escola Professor Govani Trentini é sucesso

Por Aline Christina Brehmer 18/04/2019 - 11:45 hs
Foto: Divulgação/E.E.B Professor Giovani Trentini

Toda e qualquer instituição de ensino tem por objetivo a aprendizagem do estudante, pois é através dela que as práticas escolares se realizam. O aluno é o ator principal de uma escola e, assim sendo, a família também desenvolve um importante papel para a aprendizagem de seus filhos. Tanto o contexto familiar como o escolar têm o papel de desenvolver a sociabilidade, afetividade e o bem-estar físico dos indivíduos.

“Por isso é interessante que se tenha momentos de articulação entre família e escola. Essa união a busca por uma formação integral do sujeito, uma educação com significados e sentidos”, alerta o diretor geral da Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini, David de Souza João.

Segundo ele, para que este aluno possa ter uma educação de qualidade, a família também deve contribuir. “Deve existir uma integração entre ambos. Foi com esse objetivo que no último dia 6, na comemoração do Dia Estadual da Família, a escola Giovani Trentini abriu as portas para os seus alunos, familiares e funcionários”, destaca o diretor.

Reunidos por um só propósito

A manhã do sábado em família contou com vários atrativos: Stammtisch Cultural, torneio de truco, jogos de vídeo game, torneio de arremesso a cesta de basquete, chute ao gol, oficinas de dança, desenho e karatê. Também teve serviço de cantina e a eleição para o Conselho Deliberativo Escolar.

“A comunidade escolar mais uma vez mostrou a sua força, acolheu a escola e participou com muito empenho e entusiasmo, contagiando todos que passaram por aqui nesse dia. Só nos resta agradecer”, diz João.

Por fim, ele complementa que “sem dúvida nenhuma as ações educativas, sejam na família ou na escola, devem acontecer de forma articulada, pois somente com essa parceria que vamos chegar ao mesmo resultado: o aprendizado e a formação de um ser participativo em nossa sociedade”.