O dia está para peixe!

Coomapeixe realiza a venda de peixes inteiros e espera aumentar o lucro em até 50%

Por Aline Christina Brehmer 18/04/2019 - 14:02 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso

O dia de hoje é, para muitas pessoas, um dos dias mais especiais e sagrados do ano: a Sexta-feira Santa. O período também representa uma forte tradição na comunidade cristã, que é o fato de evitar consumir, nesse dia, qualquer tipo de carne que não seja a do peixe.

Comercialmente falando, os dois dias que antecedem a Sexta-feira da Paixão, como também é conhecida a data, é o melhor período para que os piscicultores lucrem.

O presidente da Cooperativa Mista de Piscicultores (Coomapeixe), Roger Kambeck, diz que a expectativa todos os anos é aumentar as vendas em 50%. “A comercialização dos peixes para os supermercados já foi feita com antecedência para que todos garantissem estar abastecidos para a data, mas percebemos que o pessoal está receoso e comprou menos neste ano em comparação a 2018. Já aqui, na Coomapeixe, tradicionalmente realizamos na quarta, quinta e sexta-feira a venda dos peixes inteiros. Ano passado, nesta semana, vendemos 1.200kg. Para esse ano esperamos, pelo menos, 600kg a mais”, explica.

Até 50% a mais nas vendas?

Krambeck comenta que todos os anos os peixes de um único piscicultor associado são escolhidos para serem revendidos durante a Semana Santa na Coomapeixe. “Neste ano foi o cooperado Mário Krambeck, do Paraíso da Pesca, que teve seus peixes vendidos aqui”, anuncia.

Roger revela que os últimos três anos foram frustrantes no que diz respeito ao lucro. Para ele, isso é um reflexo da crise.

“Nos anos em que não havia crise era outra história. Agora, se a gente cresce 50% em vendas, temos que levar em consideração que a crise também teve uma porcentagem semelhante de aumento, então acaba não rendendo um lucro significativo, apenas o suficiente para conseguirmos, eu e os demais piscicultores, pagarmos as contas”, analisa.

De duas para até 10 toneladas semanais

Atualmente a Coomapeixe conta com 30 cooperados de diversas cidades do Médio Vale do Itajaí. Hoje, o local recebe aproximadamente duas toneladas de peixe por semana, mas com a construção da nova sede, no bairro Dona Clara, essa produção é para chegar nas dez toneladas semanais.

“Quando isso acontecer, aí sim poderemos ter mais cooperados também. A questão é que as pessoas querem participar da Coomapeixe para revenderem seus produtos, só que como não conseguimos absorver essa demanda, por isso acabamos mantendo sempre o número de 30 a 32 associados. A tendência é isso mudar quando nossa sede própria estiver concluída. Temos a intenção de abranger o mercado estadual e nacional com a venda de peixes”, esclarece o presidente da Cooperativa.

À parte, Roger reforça que a carne do peixe possui importantes propriedades nutricionais. “Além de saborosa, é uma carne muito mais natural e pura, digamos assim. Tanto que nessa época sempre reforçamos, ainda mais, as vantagens que o consumo de peixe traz para a vida das pessoas”, pontua.

Vendas na Coomapeixe

Quinta-feira, dia 18 – 10h às 19h

Sexta-feira, dia 19 – 9h às 12h