Como se cuida de uma árvore?

Curso de Capacitação Para Brigada de Arboristas acontece no próximo fim de semana

Por Aline Christina Brehmer 18/04/2019 - 14:15 hs
Foto: Divulgação/Internet

Acontece no próximo dia 28, domingo, a Curso de Capacitação Para Brigada de Arboristas. As inscrições são gratuitas e as aulas acontecem das 8h às 12h no Pavilhão de Eventos Henry Paul, na área da churrasqueira.

Essa capacitação tem como objetivo o ensino técnico e prático acerca da importância ecológica e ambiental das árvores, além de ensinar como se faz uma poda, adubação e limpeza de fim de verão.

Os participantes também irão aprender a importância da área da coroa de uma árvore e como fazer seu tratamento e manejo correto, entre outros assuntos. As inscrições podem ser feitas na página do Facebook “Projeto Vale Europeu de Arborização” (www.facebook.com/pvearbo).

Onde tudo começou

O curso é uma realização da ONG Equilíbrio Vital, de Timbó, responsável pela implementação do projeto na cidade. O PVEARBO tem como objetivo apoiar, promover e desenvolver a Arborização no Município (Urbana e Rural), desencadeando a participação voluntária da população para melhorar a qualidade ambiental e cênica do município como forma eficiente para promoção do Desenvolvimento Sustentável, possibilitando o exercício da cidadania.

O Projeto surgiu de discussão de ideias entre os integrantes da ONG Equilíbrio Vital em virtude das necessidades colhidas dos conselhos municipais dos quais a Organização participa buscando, através de parcerias, uma forma de contribuir para o Meio Ambiente e melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo timboense.

Vantagens ambientais que as árvores proporcionam:

• Purificação do ar que respiramos (retém e absorvem e a transformam em Massa Verde) os poluentes e contaminantes existentes no ar, água e solo;

• Ao participarem ativamente do Ciclo da Água (e do ar), purificam a água poluída absorvida (por folhas e raízes), e devolvem vapor de água (água pura) à atmosfera;

• As árvores, através de suas raízes, permitem aumentar drasticamente a infiltração de água no solo, diminuindo o escorrimento superficial da água, não sobrecarregando as drenagens pluviais;

• Maior infiltração de água no solo, também filtra a água poluída (água dos telhados, do asfalto e ruas, esgoto, etc.) pelo solo, abastecendo o lençol freático, aumentando a disponibilidade de água de qualidade para a população através de poços e nascentes;

• Oferece um ambiente mais humanizado, agradável, saudável e bonito, menos estressante, com temperaturas mais agradáveis (combatendo Ilhas de calor), diminuindo o estresse das pessoas, oferecendo melhor qualidade de vida, e assim tornando as pessoas mais felizes e produtivas e mais saudáveis (menores custos com saúde pública e vida saudável na aposentadoria com menos médicos e menos remédios).