Marlei assume Prefeitura de Benedito

Em caráter temporário, a presidente da Câmara da cidade irá ser prefeita durante 13 dias

Por Aline Christina Brehmer 03/05/2019 - 10:45 hs
Foto: Roman Raiter/Jornal Café Impresso

Um acontecimento inédito marcou a semana em Benedito Novo. Na terça-feira, dia 30, à noite, a até então vereadora e presidente da Casa Legislativa da cidade, Marlei Beyer Floriani, assumiu em caráter temporário a Prefeitura Municipal.

A decisão foi formalizada no gabinete do prefeito Jean Michel Grundmann, que embarcou em uma viagem para Alba Iulia, na Romênia. Junto com ele também foi uma comitiva composta pelo vice-prefeito, Dário Tonolli; o secretário de administração e finanças, Ivandro Klitzke; a diretora de turismo e cultura, Cíntia Panini, além de uma representante da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).

O retorno está marcado para o dia 13 deste mês. Durante esse tempo, Marlei assumirá a prefeitura em caráter temporário. Confira a entrevista exclusiva que ela deu ao Café Impresso falando sobre o fato de ser a primeira mulher, na história da cidade, a ocupar a cadeira do Executivo.

1)    Esse é um momento histórico na cidade, por ser a primeira vez que uma mulher ocupa a cadeira como Prefeita (mesmo que seja em caráter temporário). O que essa oportunidade representa para você?

Marlei Beyer Floriani: Acredito que a definição perfeita seja essa: um momento histórico. É mais uma situação protocolar e de caráter temporário, mas não podemos diminuir a importância do ato em si, porque cada vez mais as mulheres conquistam os espaços que desejam com seu trabalho, competência e força de vontade. Vejo como um desafio, mesmo que seja pouco tempo. O trabalho não pode parar e a boa vontade e intenção de fazer o bem pela nossa cidade é constante. Querer estar na política e fazer um trabalho bem feito é um desafio para quem opta e escolhe por isso. Acredito que o amor e cuidado com a cidade, a empatia e o desejo de querer o melhor para o lugar onde você vive é o que faz a diferença. A boa política é o que vai realmente mover a verdadeira mudança que o nosso Brasil precisa e que as pessoas almejam.

2)    Como irá ser o seu trabalho na cidade no decorrer dos próximos 12 dias?

Marlei Beyer Floriani: Vejo essa oportunidade como algo que certamente será de muito aprendizado, conhecendo o outro lado da mesa. Uma situação é a do Legislativo, que absorve as necessidades da população e repassa ao Executivo, que é o poder que pode, de fato, realizar essas atividades. Lógico que durante 13 dias não temos essa possibilidade. Meu trabalho será acolher as demandas da população e tentar resolver o que está ao meu alcance. O prefeito tinha um cronograma de obras planejado e a intenção é que esses trabalhos continuem. As Secretarias estão com os cronogramas de ações estabelecidos. Irei acompanhar e, conforme a necessidade, fazer alterações e adaptações conforme o que for surgindo no decorrer dos dias.

3)    Você pensa em colocar seu nome à disposição do partido para concorrer ao cargo como prefeita?

Marlei Beyer Floriani: Essa é uma questão cada vez mais recorrente. Pedi voto para ser vereadora e busco fazer um bom trabalho nesse meio, visando o melhor para minha cidade. Se adiante o Progressistas entender que eu atingi as metas do partido e que meu nome, junto a outros, possa ser interessante para o pleito, estou à disposição sim. Não cabe uma decisão isolada minha, mas em conjunto.

Temos uma coligação que hoje se mantém e tudo tem que ser muito bem conversado, o que não podemos mais é nos indispor com situações do passado. Precisamos virar essa página e fazer com que Benedito Novo continue nesse rumo de crescimento e evolução. Quem quiser contribuir com isso com certeza poderá disputar na próxima eleição. Penso que esse é o papel do político: pensar no coletivo e em conjunto pelo bem da cidade.

4)    À frente do legislativo, quais são as prioridades neste ano para Benedito Novo?

Marlei Beyer Floriani: Passamos por algumas mudanças na Mesa Diretora, buscando por um espaço cada vez mais democrático. Sempre falamos que nossa Câmara é unida, que nosso partido é Benedito Novo. Cada vez mais nosso principal desafio é fazer com que as pessoas entendam as diferenças entre os poderes Executivo e Legislativo e que nós, vereadores, estamos ali para acolher e receber as pessoas, mas não podemos executar obras e ações que a cidade precisa.

Temos Projetos de Lei e campanhas para a criação da Câmara Mirim e também da Câmara Itinerante, para que o trabalho do Legislativo senha conhecido, aproximando as pessoas da comunidade.

5)    E quais os principais desafios que enfrenta no papel de vereadora?

Marlei Beyer Floriani: A política sempre foi uma área predominantemente masculina. Não vejo isso como uma questão de discriminação, afinal, as mulheres são capazes e estão conquistando seu espaço, mas por vezes me sinto desestimulada por esse fator. O desafio é fazer com que as oportunidades sejam iguais e que outras mulheres participem. Penso que assim teríamos uma política mais democrática, com o entendimento do todo um pouco maior. Outra questão é as pessoas aceitarem sugestões. Parece que por sermos mulheres como vistas como pessoas que não têm o mesmo entendimento ou capacidade.

6)    A quem fica seu agradecimento diante dessa oportunidade e experiêcncia?

Marlei Beyer Floriani: Sem dúvida essa será uma experiência muito interessante e repleta de aprendizado. Agradeço ao prefeito Jean Grundmann pela oportunidade; aos eleitores, que me deram a chance de estar no meu segundo mandato, e aos colegas vereadores, que me apoiaram como presidente da Câmara. Também aos amigos e à minha família, que é onde encontro minha estrutura para fazer isso de forma integral, me permitindo ter uma exclusiva à essa missão durante essas quase duas semanas.