Juntos pelo JASC

Lançamento oficial do evento aconteceu ontem, dia 23, na Biereck, em Timbó

Por Aline Christina Brehmer 24/05/2019 - 10:39 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso

O lançamento oficial da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) traz um novo ar para as cidades de Timbó, Indaial e Pomerode. A cerimônia aconteceu ontem, dia 23, na Biereck, reunindo comunidade e autoridades, dentre elas o presidente da Fesporte, Carlos Moisés da Silva; o prefeito de Timbó, Jorge Kruger; o secretário da FME de Timbó, Márcio Elisio; o prefeito de Indaial, André Moser; o secretário da FME de Indaial, Ademir Packer; o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, e o presidente da FME de Pomerode, Arlindo Ewald.

Para Elisio, o momento representa o despertar de um sonho que estava adormecido desde 2008 – mas que nunca foi esquecido. “A primeira vez na história em que três municípios se reuniram para fazer o Jasc de forma consorciada foi em 2004, com as mesmas três cidades de agora. Quatro anos depois, quando tudo estava preparado para repetir essa experiência, houve a tragédia climática que se abateu sobre a região do Médio Vale do Itajaí. Agora, após 11 anos, retomamos a ideia e estamos prontos para sediar o maior evento esportivo do estado”, garante.

Jasc e os 150 anos de Timbó

Kruger complementa as colocações reforçando que o Jasc, realizado entre os dias 1º e 10 de novembro, vem para somar na comemoração dos 150 anos de Fundação de Timbó. “É um sonho que iniciou em 2017 e, desde lá, estamos atentos a todos os detalhes. Ontem foi dado o pontapé inicial nos preparativos com o lançamento da 59ª edição”, diz.

O prefeito ainda garante que tudo está sendo planejado para ocorrer da melhor forma possível. “Estamos junto com a FME e os demais municípios firmes em um propósito: realizar um dos melhores Jasc da história. Enquanto gestor do município isso é uma grande responsabilidade, visto que aqui estarão sendo disputadas importantes modalidades, além de ser a cidade onde será feita a abertura oficial dos jogos, abrigando Sala de Imprensa e a Comissão Central Organizadora dos Jasc 2019”, revela Kruger.

Nova Pista de Atletismo

Elisio relembra que Timbó está planejando diversas obras e, entre elas, destaca a construção da Pista de Atletismo Sintética junto ao Complexo Esportivo. “A pista terá revestimento de concreto fora a fora e, por cima, será colado um piso sintético. A intenção é, adiante, estarmos sediando competições nacionais de atletismo”, diz, revelando que o projeto definitivo deve ser entregue ainda nesta semana.

O presidente da FME também avalia que essa é uma ótima oportunidade para a comunidade se engajar no esporte, torcer e participar ativamente. “Timbó vai sediar a competição de Tiro, na qual somos referência, assim como a Bocha e o Bolão, que são esportes fortes aqui na cidade. Da mesma forma, também teremos muitas provas individuais”, diz.

Elisio conta ainda que o atleta Rodrigo Nascimento, que recentemente conquistou a medalha de ouro no mundial de revezamento, estará competindo por Timbó. “Será uma atração à parte sem dúvida, um grande velocista de grande expressão. Queremos terminar o Jasc superando o número de medalhas que já tivemos, ficar pelo menos entre os dez melhores e representar da melhor forma possível nossa cidade”.

Mais do que movimentar o espírito esportivo na cidade e em todo o estado, o Jasc também promete render ótimos frutos para o comércio, seja em restaurantes, rede hoteleira, postos de gasolina, supermercados ou outros estabelecimentos.

Homenagens

Ainda na noite de ontem foi apresentado o mascote dos 59ª Jasc, que, neste ano, é um Bugio. “Ele ainda não tem nome. Cada município irá dar uma sugestão e colocaremos em votação para envolver a comunidade nessa escolha”, explica Elisio.

Homenagens marcaram o lançamento do evento. Três atletas de cada cidade foram chamados e tiveram seu desempenho destacado. Em Timbó, os escolhidos foram os atletas Olímpicos da modalidade de atletismo, Alessandra Picageviz e José Bágio, e a atleta Olímpica da modalidade de ginástica rítmica, Jéssica Mayer.

Já em Indaial foram selecionados Ivan Bruno Maziera, o “Macarrão”, que é campeão de 10 ligas nacionais de Handebol e já participou de três Olimpíadas; a Ivonete Garbari, que é sete vezes campeã do Jasc e vice-campeã da modalidade de Bolão 16cm em 2008 e o Vinícius Kohns, que é atleta da modalidade de natação e hexacampeão brasileiro.

Os nomes que representam Pomerode são Alisson Raduenz (atletismo), Marcos Glau (tiro armas longas – carabina apoiado) e Jean Kauling (punhobol).