Zumba para todos

Coreógrafo Leandro Porto apresenta resultados e benefícios da modalidade

Por Aline Christina Brehmer 24/05/2019 - 11:19 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Um esporte que envolve a todos. Que possibilita interação, bem-estar emocional e físico e já encanta mais de 15 milhões de pessoas pelo mundo: estamos falando da Zumba, uma prática que chegou no Brasil em 2011 e veio para ficar.

Leandro Porto, que é um dos nove coreógrafos oficiais do país na modalidade, denominado como ZJ (Zumba Jammer), dá aula em Timbó e revela quais são as experiências e resultados dos participantes.

“Emagrecer acaba sendo uma consequência, o que mais impressiona mesmo é como essas pessoas são felizes fazendo as aulas. Já chegaram para mim falando que é um momento onde todos os problemas ficam para trás. Melhora a autoestima, sociabilidade, é incrível”, compartilha.

Segundo o educador físico, houve até mesmo quem confidenciou ter superado a depressão graças à prática da dança. “São vários ritmos, como salsa, merengue, reggaeton e cumbia, misturados em uma única aula. Quem nunca fez normalmente tem um pouco de dificuldade nos primeiros dias, mas logo depois começa a acompanhar os passos e entra no ritmo dos demais, se familiariza. É uma das atividades físicas que possui maior facilidade de assimilação”, explica.

Uma aula dura, em média, de 40 minutos a uma hora – mas dependendo a categoria (se é Zumba Kids ou Gold (destinado à terceira idade), por exemplo), esse tempo pode variar para mais ou menos. “Nos “aulões” de Zumba, feitos ao ar livre ou em um ambiente fechado que seja maior, o tempo pode chegar a quase duas horas, reunindo de 100 até 500 pessoas. No último que fizemos em Timbó tivemos 150 participantes”, relata.

Leandro diz que as mulheres dominam em participação, mas destaca que a prática também é indicada aos homens. “Os benefícios físicos valem para todos”, reforça o professor que, neste ano, irá participar novamente da Convenção de Zumba (Zumba Instructor Convention) em Orlando, na Flórida (EUA).

ZUMBA

Benefícios físicos

·         Tonificação muscular;

·         Condicionamento cardiovascular;

·         Controle da pressão arterial;

·         Melhora no equilíbrio e postura;

·         Auxilia no emagrecimento;

·         Aumenta a capacidade respiratória, entre outros.

Benefícios psicológicos

·         Melhora na autoestima;

·         Melhora o humor;

·         Combate o stress;

·         Em muitos casos auxilia no tratamento da depressão;

·         Socialização, entre outros.