Crianças educam adultos no trânsito

Projeto Aluno Guia realiza trabalhos de conscientização nas escolas e no trânsito de Timbó

Por Aline Christina Brehmer 15/09/2017 - 11:40 hs
Foto: Rafael David

Um trânsito seguro para todos é uma busca incessante, e cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade para alcançar esse objetivo. Semanalmente, além dos trabalhos, blitz e rondas que são realizados pela Polícia Militar (PM) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de timbó, há um projeto que vai às ruas e faz toda a diferença: o Aluno-Guia.

Toda semana, uma Blitz Educativa, sempre realizada por alunos de uma escola diferente, acontece em diversos pontos da cidade. A ação, mais do que chamar a atenção, conscientiza e alerta aos motoristas para os perigos no trânsito – desde o uso do celular ao volante, até o risco de não colocar o cinto de segurança.

“Essa é uma das ações que nós costumamos fazer junto às crianças que participam do projeto Aluno-Guia aqui de Timbó. Porém, para a Semana Nacional do Trânsito, que inicia segunda-feira, dia 18, nós temos algumas outras atividades que vão acontecer”, explica a coordenadora de Educação Para o Trânsito da Prefeitura de Timbó, Carla Soraya Groni.

Quase um veículo por pessoa

Carla diz que, somente em Timbó, há aproximadamente 30 mil veículos cadastrados – um número alto considerando que a população da cidade está estimada em 42.801 mil pessoas, segundo o IBGE.

“Há um fluxo intenso de veículos transitando pela cidade. Por isso, priorizamos muito a questão da educação no trânsito, um trabalho desenvolvido também pelo Demutran. É possível ver o envolvimento e comprometimentos dos agentes de trânsito durante a Bliz Educativa e, inclusive, no material que é feito e distribuído. O trabalho é sempre feito em parceria”, garante a coordenadora.

Auxílio do Demutran

Esse trabalho conjunto em prol do bem comum é reforçado pelo agente de trânsito Johann Gaedke, que esteve presente na Blitz.

“A gente sempre busca garantir segurança para as crianças durante ações como essa. É importante essa interação entre nós, os alunos guia e a população quando se trata da educação no trânsito”, frisa.

Algo que fica nítido durante as ações dos pequenos conscientizadores é a cooperação da comunidade, que respeita a Blitz, ouve o que os alunos têm a dizer e recebem de bom grado o material que lhes é entregue.

“Quando há as crianças, a população já fica mais tranquila por ver que é um trabalho educativo. Quando ocorrem as blitz de fiscalização do Demutran é um pouco diferente essa reação”, comenta o agente.

Projeto Aluno-Guia

Diariamente acontece em Timbó, nos mais diversos pontos da cidade, uma ação do projeto Aluno-Guia, que foi criado em 2009 e engloba as escolas da cidade. As crianças que participam, do quarto até o nono ano do ensino fundamental, são orientadas dentro e fora das salas de aula e contam com acompanhamento durante as atividades.

É um trabalho que ocorre em parceria com a Secretaria da Educação e Secretaria de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviço.

Carla conta com o apoio do supervisor da Divisão de Fiscalização de Trânsito e Transporte, Diogo Alves dos Santos, e demais agentes de trânsito para dar continuidade às atividades desenvolvidas.

Faça a sua parte

Inicia na próxima segunda-feira, diz 18 de setembro, a Semana Nacional do trânsito, que segue até o dia 25 deste mês. Diversas atividades acontecem em Timbó, tanto nas ruas quanto dentro das escolas, com programação intensa, mas ao mesmo tempo interativa, como as palestras, que serão realizadas nas escolas, com as turmas do Ensino Médio da cidade.

Inscrições abertas – é hora de pedalar!

O Demutran realizará no próximo dia 24 o 1º Passeio Ciclístico Timbó. Com o nome ‘Bicicleta Também é Trânsito’, o passeio tem saída marcada às 9h do Parque Henry Paul, e a concentração para a largada inicia às 8h30min.

Serão percorridos aproximadamente 12 quilômetros pelas principais ciclofaixas do município. De acordo com Carla, as inscrições são gratuitas e on-line, podendo ser feitas através dos links que estão disponíveis no site da Prefeitura (www.timbo.sc.gov.br) e nas redes sociais.

Carla ressalta que pede-se apenas a doação de um alimento não perecível aos inscritos, que pode ser entregue no dia do passeio.

“É a primeira vez que participo da Blitz Educativa e é muito legal. Queria fazer um monte de vezes de novo” Pedro K. Frainer, nove anos

“É muito legal. A gente distribui os informativos para todo mundo, é muito legal fazer parte de tudo isso” Emilly Fagundes, nove anos

“Achei muito legal, queria participar de novo um monte de vezes” Wellington L. L. Oliveira, dez anos

“Foi a primeira vez que participei e achei muito legal” Anna Paula Dallabona, nove anos