O meio ambiente conta com você!

Programa Junho Verde foi lançado em Indaial nesta semana e traz novidades

Por Aline Christina Brehmer 07/06/2019 - 10:50 hs
Foto: Marcelo Dias/Jornal Café Impresso

Já parou para pensar as desastrosas consequências de não cuidar do meio ambiente hoje? De não respeitar a natureza? A cidade de Indaial, preocupada com essas questões, lançou nesta semana a programação oficial do Junho Verde de Indaial. O evento de abertura aconteceu na quarta-feira, dia 5, na rua Frederico Struve (Beira-rio).

O secretário de Saneamento e Meio Ambiente da cidade, Jonas de Lima, que está à frente, junto a outros colaboradores, das ações que serão desenvolvidas neste mês e no decorrer do ano, afirma que hoje o maior desafio de Indaial é aliar as necessidades do desenvolvimento socioeconômico com a preservação ambiental.

“Precisamos ter a consciência de que o meio ambiente equilibrado é a base para uma vida saudável. É preciso repensar alguns padrões de consumo e, principalmente, entender que o meio ambiente não é algo isolado. Cada um de nós faz parte do todo, por isso, cada ação e iniciativa são importantes”, alerta.

Comunidade participativa

Segundo Lima, a equipe tem feito o monitoramento para avaliar a participação das pessoas nas atividades propostas nessa área, percebendo um aumento significativo no envolvimento da comunidade.

“Procuramos desenvolver uma programação que atenda aos mais variados setores e públicos da sociedade. Diante disso, posso dizer que estamos tendo um bom retorno, inclusive firmando a cada ano um número ainda maior de parcerias para desenvolver essas ações”, diz.

E nesse caso ele também engloba, em destaque, a participação das crianças. “O fato de elas sempre participativas e interessadas em aprender é fundamental para incentiva-las a entender sobre o assunto e exercer seu papel na sociedade como cidadãos e cidadãs mais conscientes. Assim, deixaremos uma semente que irá germinar, produzindo bons frutos”, garante.

Ribeirão Mais Verde e Horto Florestal

Na terça-feira dois importantes projetos foram lançados. Um deles é o Projeto Ribeirão Mais Verde, que contempla ações de melhorias sanitárias nos ribeirões Encano e Warnow, o outro é a Revitalização do Horto Florestal.

“Através dessa ideia podemos aumentar a capacidade de produção de mudas e ampliar as espécies para utilizações nos canteiros e praças”, analisa Lima.

Apesar de no mês de junho o assunto ser debatido com ainda mais força, Jonas explica que a Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente atua durante todo o ano com ações de educação ambiental.

“Realizamos palestras, visitas técnicas e campanhas, como a do “Plantando o Futuro”, que foi lançada ano passado. Também, recentemente, ampliamos a coletiva seletiva e desenvolvemos, no decorrer de 2018, campanhas e ações voltadas para a correta separação dos resíduos, além de fiscalizar e monitorar a cidade, desativando assim alguns pontos de descarte clandestino de resíduos”, pontua.

Em um mês repleto de ações previstas para acontecer, o secretário deixa, em nome da secretaria, seu agradecimento aos servidores, ao prefeito André Moser e todos que estão envolvidos na missão de tornar Indaial um lugar ainda melhor para se viver.

Mais informações sobre o Programa Junho Verde podem ser obtidas ligando para o número (47) 333-4520 (também disponível para receber sugestões, solicitações e esclarecer dúvidas).

Você pode conferir a programação completa das ações acessando o site www.indaial.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/977.