Adrenalina para todos os estilos e idades

Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu inicia dia 22 em Indaial

Por Aline Christina Brehmer 15/09/2017 - 13:58 hs

Belezas naturais diretamente ligadas a um turismo que preserva o equilíbrio do meio ambiente, fomentando a educação ambiental e fazendo ligação com o turismo ecológico. É exatamente essa união de paisagens únicas e com a preservação que definem a Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu, que acontece pela primeira vez e celebra os dez aos no Circuito do Caminhante.

O evento, organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e Prefeitura Municipal de Indaial acontece entre os dias 22 e 24 de setembro. Na próxima sexta-feira é a abertura oficial, a partir das 19h no Pavilhão Romsery Wolff, no Parque Municipal Jorge Hardt – Ribeirão das Pedras, em Indaial.

Já no dia 23 o evento inicia a partir das 10h e no domingo, dia 24, a partir das 8h. A programação conta com shows, provas, caminhada, apresentações artísticas e culturais, exposição e festivais – sendo que durante todo o dia haverá alimentação disponível no local. Haverá ainda escalada, bungee jumping e bar suspenso.

Indaial seria a 1ª edição da Feira

Por ser o município no qual o Circuito do Caminhante inicia, Indaial foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição da Feira e, através disso, impulsionar o Circuito, além de divulgar os atrativos locais.

Além de Indaial, participam do Cimvi os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Cada um deles irá estar participando no stand ‘Valeu Europeu’.

“Dessa forma, cada cidade pode mostrar ao público o modo de trabalho compartilhado que o Consórcio realiza. Será um município vendendo o outro, resultando em uma forma de turismo integrada e regionalizada”, explica a gestora de serviços da Cultura, Esporte e Turismo do Cimvi, Arlete Regilene Scoz, que também participa da organização e coordenação da Feira.

Impulso no turismo

Arlete diz que o objetivo da ação é justamente o de divulgar e impulsionar o segmento do turismo de aventura e ecoturismo na região. “Deixo registrado aqui nosso agradecimento ao prefeito André Moser por ceder o espaço no qual a Feira vai acontecer.

Também aos gestores da Cultura, Diretoria de Turismo, Fundação Indaialense de Cultura (FIC), Fundação Municipal de Esportes (FME) de Indaial, Associação Sapo Verde e Associação Vale das Águas pela parceria”.

Evento gratuito e para todas as idades

A Feira é um evento gratuito e não será cobrado valor para o parque. “Todos estão convidados para prestigiar e aproveitar e conhecer os esportes de aventura que a região tem para oferecer. Desde artesanato e produtos coloniais do Vale Europeu até opções exclusivas do Festival Gastronômico”, destaca Arlete. Ela frisa que os esportes, tanto competições quanto passeios, são preparados para todas as idades.

Adrenalina pura

Uma das grandes atrações da Feira é o Bike em Ação, que terá a prova válida pelo ranking catarinense e nacional. No dia 23 será a prova do Cross Country/Escolares e no dia 24 o Cross Country/Federados e não federados. Os locais onde as competições acontecem é na Pista Mountain Bike e no Parque Ribeirão das Pedras.

A inscrição pode ser feita no site www.riscozeroadventure.com.br. O Bike em Ação é uma realização da Equipe Sapo Verde, com apoio do Cimvi, FME e Prefeitura de Indaial.

Ciclismo à luz das estrelas

O 1º Passeio Ciclístico Noturno acontece no dia 23, com saída às 18h. O trajeto será saindo o Parque Jorge Hardt, passando pela Polaquia, Ribeirão Encano, retornando novamente pela Polaquia e finalizando no Parque Jorge Hardt.

Haverá dois trajetos, um deles é de 19 quilômetros e o segundo de 30 quilômetros. A inscrição custa R$ 20,00 e pode ser feita no site www.riscozeroadventure.com.br.

Caminhada encantada

A Feira terá eventos esportivos para todos os ritmos e gostos. Exemplo disso é a 4ª Caminhada Encantos do Vale ‘nas Trilhas do Barão’, que acontece dia 24. A concentração inicia às 7h30min no Parque Municipal Jorge Hardt.

Haverá um alongamento para todos os participantes se prepararem e, às 8h, está programada a saída. O percurso total do passeio será de 10,8 quilômetros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.ecobooking.com.br ou ligando para (47) 3333-5723.

Artesanato e decoração

A Feira de Produtos Artesanais e Coloniais do Vale Europeu acontece durante todo o fim de semana. No dia 22 inicia às 19h e nos dias 23 e 24 às 10h. Uma grande variedade de produtos artesanais, com bom acabamento, excelente qualidade e valores variados poderá ser encontrada no local, seja para uma nova decoração ou para dar aquele toque artesanal e encantador na casa. Os standes estarão no Pavilhão Mario Holetz.

Aprecie sem moderação

Uma gastronomia renovada e preparada para satisfazer seu paladar? Na Feira você encontra! Do dia 22 a 24 acontece o 1º Festival “Sabores do Vale Europeu” no Pavilhão Mario Holetz. Não deixe de prestigiar e saborear.