Eleitores de Rio dos Cedros, fiquem atentos

Proposta de rezoneamento prevê que os eleitores de Rio dos Cedros passem a votar na 55ª Zona Eleitoral de Pomerode

Por Aline Christina Brehmer 15/09/2017 - 14:07 hs

Estamos cada dia mais próximos das eleições de 2018, que irá decidir o novo presidente do Brasil e, porque não, mudar por completo (e novamente) a história de nosso país. Porém, os eleitores devem ficar atentos, pois mudanças estão ocorrendo, inclusive na 32ª Zona Eleitoral de Timbó.

Essas modificações estão sendo analisadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) através de uma proposta de rezoneamento, que já está acontecendo.

As medidas foram necessárias após a divulgação e efetivação de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terminou a extinção de 72 divisões de eleitores a nível nacional, gerando uma economia de aproximadamente R$ 13 milhões.

Mudanças em Timbó e Indaial

Sendo assim, a 32ª Zona Eleitoral de Timbó englobaria três municípios: Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Timbó. Já a cidade de Rio dos Cedros passaria a pertencer à 55ª Zona Eleitoral de Pomerode. A princípio, a 15ª Zona Eleitoral de Indaial permaneceria atendendo aos municípios de Ascurra e Rodeio, já Apiúna passaria a pertencer à 14ª Zona Eleitoral de Ibirama.

Outras cidades da região do Vale do Itajaí também sofreriam modificações nesse sentido e duas novas zonas eleitorais seriam criadas. A previsão é que as mudanças passem a valer a partir da metade do próximo mês de outubro.

Cadastramento Biométrico

Aproximadamente entre 6% e 7% dos timboenses já fizeram seu cadastro biométrico. A porcentagem é considerada baixa pelo TRE da cidade, que já anuncia o novo cadastramento há alguns meses.

A previsão é que os mais de 90% dos eleitores que até o momento não fizeram essa transição a façam o quanto antes, já que o prazo é até maio de 2018 – o pedido é feito até mesmo como uma forma de evitar filas e longa espera. É possível agendar horário no TRE pela internet, acessando o site www.tre-sc.jus.br/site/index.html.