Rio dos Cedros com foco na educação

Profissionais na rede municipal de ensino participaram, nesta semana, da Formação Pedagógica Continuada

Por Aline Christina Brehmer 19/07/2019 - 15:02 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio dos Cedros

Os profissionais da rede municipal de ensino de Rio dos Cedros participaram, durante esta semana, da Formação Pedagógica Continuada. Através de ações assim, os professores têm a oportunidade de refletir e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas, conforme explica a secretária de Educação da cidade, Roseli Samagaia.

“Essa troca de experiências melhora a atuação deles, possibilitando novas reflexões e potencializando o processo de ensino e aprendizagem”, garante. Segundo ela, essa formação é também indispensável na missão de assegurar uma ação docente efetiva, que promove aprendizagens significativas, o que auxilia o professor a inovar suas práticas pedagógicas.

“Sempre existe uma expectativa muito positiva com relação à essas palestras. Sabemos que hoje se manter atualizado é requisito primordial para qualquer profissional. Os livros e a internet disponibilizam apenas informação e é importante ressaltar que a principal função do professor é apoiar o estudante na construção do conhecimento, não “apenas” no acúmulo de informações”, reflete.

A primeira palestra, realizada na segunda-feira, dia 15, foi sob o comando do professor Alícia Schiestel, que tratou da temática “Educação nos dias de hoje e inclusão, altas habilidades, AEE, neuropsicopedagogia na educação inclusiva, alfabetização lúdica, leitura e escrita”.

Já no dia seguinte quem palestrou foi a professora Cláudia Sedrez Gonzaga, falando sobre “Diferença entre dificuldade, distúrbio e transtorno de aprendizagem, consciência fonológica na educação infantil e séries iniciais”.

Para encerrar, nessa quarta-feira, dia 17, foi a vez do professor Andrey F. Soares, que falou sobre o tema “BNCC, currículo do território catarinense e as diretrizes curriculares” e, em seguida, foi a vez da professora Ana Paula Kobarg discursar sobre “O que a vida me pede agora”.

Para Roseli, que avalia o evento como um todo de forma positiva, os temas vêm exatamente de encontro ao que ela considera a maior dificuldade dos professores hoje: a necessidade de uma rápida adaptação às mudanças do contexto educacional.

“Hoje está muito mais difícil manter nosso aluno no processo de aprendizagem, já que há tantos outros meios que comunicação que soam mais atraentes. Por isso reforço a importância de que os professores estejam sempre atualizados e em busca de conhecimento, como através das formações”, esclarece.