Da escola para a vida

Nei Mundo Mágico trabalha e incentiva uma alimentação saudável dentro e fora da sala de aula

Por Aline Christina Brehmer 15/09/2017 - 14:11 hs
Foto: Divulgação / Nei Mundo Mágico

Uma alimentação saudável traz benefícios a longo prazo e deve começar desde cedo. Por esse motivo, é um assunto abordado diversas vezes na escola, incentivando as crianças a desenvolverem hábitos saudáveis e saber e optar por refeições mais equilibradas, de forma mais natural e prazerosa – e é exatamente esse trabalho que está sendo desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil (Nei) Mundo Mágico.

“A partir do momento em que a criança é inserida dentro do Nei ela é estimulada a hábitos saudáveis na alimentação, até mesmo como uma forma de prevenir doenças. Refeições feitas de forma errada podem causar estresse, ansiedade e até mesmo mudança de humor”, explica a coordenadora do Nei Mundo Mágico, Mirian Slomp Zermiani.

Da criança para a família

Mirian destaca que a faixa etária com a qual está sendo trabalhado o projeto possibilita que a criança capte com facilidade as informações. “Muitas vezes o que é aprendido na escola é levado pelas crianças até a família, fazendo com que todos em casa optem por ter uma vida mais saudável”, diz.

Junto às educadoras Anna Paula Tamanini Schwanz, Merlânia Meneghelli, Dayana Priscilla Dorigatti Maukiewicz, Mirian participou do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal, que aconteceu no período de abril até junho, acompanhadas pela tutora da ESAF Claracy Maria Ferrari Butzke.

Alimentação saudável

Um dos requisitos para serem aprovadas no curso foi a apresentação de um Projeto Pedagógico. A equipe do Nei Mundo Mágico trabalhou o Projeto: ‘Entendendo a Importância da Educação Fiscal através da Alimentação Saudável’, que atendeu crianças das turmas do maternal II e III, entre os três e quatro anos de idade.

“O mesmo juntou duas situações importantes para as crianças: a alimentação e a importância de se exigir o cupom fiscal do que se é adquirido através do comércio”, destaca Dayana. Durante o curso, a equipe promoveu o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente.

Feira de frutas e verduras do Nei Mundo Mágico

Claracy garante que o projeto é de muita relevância. “Precisamos conscientizar nossas crianças desde a mais tenra idade sobre a necessidade de exigir o cupom/nota fiscal, assim contribuímos na formação de cidadãos mais críticos e capazes de exercerem a sua cidadania”.

Dentro desse pensamento, as professoras visitaram com as crianças uma feira de frutas e verduras, na qual os pequenos escolheram o que iam comprar e depois pediram para o comerciante o cupom fiscal da compra.

Em outro momento, aconteceu dentro do próprio Nei uma feira de frutas e verduras, onde cada criança cuidava de um setor, vendia e comprava produtos da feira, realizavam o pagamento e recebiam o cupom fiscal.

“Através desta brincadeira os pequenos aprendizes exerceram e ensinaram uma aula de cidadania com todos que participaram do projeto. Finalizando o projeto, para reaproveitar os produtos adquiridos na feira, foi feito uma salada de frutas e uma deliciosa sopa”, explica a tutora.