Casos de meningite assustam em Indaial

Uma das vítimas da inflamação, de 28 anos, está internada na UTI do Hospital Oase

Por Aline Brehmer 26/07/2019 - 10:20 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Um indaialense de 28 anos que, foi diagnosticado com meningite pneumocócica, está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital e Maternidade Oas, lutando pela vida.

A Secretaria de Saúde de Indaial emitiu uma alerta informando a população que, nos últimos dias, foi detectado no Hospital Beatriz Ramos (HBR) três casos suspeitos de meningite e um confirmado por exames laboratoriais.

Alexandre Dalabrida, secretário da pasta, esclarece que apesar dos casos até o presente momento não há risco de surto da doença no município. “Para caracterizar um surto deve-se considerar a incidência maior do que dez casos/100 mil habitantes (em municípios maiores que 30 mil habitantes) e a ocorrência de pelo menos três casos com cultura positiva para o mesmo sorogrupo”, explica.

Contudo, toda a cautela é importante. “A orientação é de que o Hospital seja procurado prioritariamente nos casos de urgência e emergência, evitando a demanda ambulatorial, para evitar risco de disseminação da doença”, orienta a interventora do HBR, Adriane Ferrari.

Ela destaca ainda que os três casos suspeitos já foram verificados e descartados. Entretanto, há mais pessoas chegando para se consultar, devido aos sintomas indicarem a possibilidade de também estarem com meningite.

Vítima está internada na UTI do Oase

Segundo Adriane, o homem de 28 anos que está internado na UTI teria apresentado os sintomas da inflamação no dia 21 de julho, sendo internado em seguida.

Foram então feitos os exames laboratoriais e, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), houve a confirmação que a vítima havia sido diagnosticada com meningite bacteriana, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo).

O fato de a meningite ser uma doença contagiosa assustou muitas pessoas, mas, nesse caso em específico, Adriane faz um esclarecimento. “A meningite causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae é uma doença grave e que pode levar à morte sim, entretanto, não é contagiosa”.

Nos demais tipos de meningite, como as virais e bacterianas, a transmissão acontece através de gotículas expelidas ao falar, tossir, espirrar ou beijar.

Onde obter ajuda

Em necessidade de atendimento ambulatorial a população pode procurar atendimento nas unidades de saúde dos bairros, durante o dia, e o Pronto Atendimento do Sais, no bairro Tapajós, com atendimento de segunda a sexta, das 18h às 23h45.

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), o qual pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

Os sintomas de meningite mais prevalentes são febre alta, vômitos em jato, dor e rigidez da nuca, confusão mental ou comportamental e convulsões. Deve-se procurar atendimento médico imediato em caso de o usuário apresentar esses sintomas.