Indaial recebe exercício simulado do Exército Brasileiro

As simulações acontecem a partir da próxima segunda-feira, dia 5

31/07/2019 - 11:21 hs
Foto: Depósito Central de Munição

Em agosto, a cidade de Indaial irá receber um Exercício de Ajuda Humanitária do Exército Brasileiro. O simulado visa treinar e preparar as equipes de diversas agências operativas para casos de catástrofes naturais no Município. Além de Indaial, outro município do Vale do Itajaí, Taió, também receberá o Exercício no mesmo período.

De acordo o diretor de Defesa Civil de Indaial, Guilherme Tell Bogo Agostini, o exercício permitirá a prática e o aperfeiçoamento de todos os processos relacionados a uma possível situação de calamidade gerada pelas chuvas torrenciais na região. "Indaial já sofreu em anos anteriores com enchente, deslizamentos e alagamentos. As forças de segurança do Município precisam estar preparadas e alinhadas com órgãos de outras esferas em caso de necessidade. Esse simulado será muito importante também para corrigirmos eventuais falhas de operação e para que as Forças Armadas conheçam melhor o nosso território", pontua.

O terceiro simulado em SC

Esse será o 3º simulado em Santa Catarina realizado pelo Exército Brasileiro, por meio da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. Em 2019, ele ocorrerá entre os dias 5 a 8 de agosto, em ambas as cidades. A Base de Operações será o 23º Batalhão de Infantaria (Blumenau), que tem grande experiência nesse tipo de atividade, fruto da atuação nas intempéries ocorridas na região do Vale do Itajaí ao longo dos anos. Haverá desdobramento dessa Base em Indaial e Taió.

Além dos militares do Exército sediados em Blumenau, participarão tropas vindas de Florianópolis, Porto União, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). As atividades contarão ainda com a participação de militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, membros da Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Samu e Polícia Civil.

Além disso, todos os setores da Prefeitura, Defesa Civil de Indaial e Corpo de Bombeiros Voluntários participarão. O Plano Municipal de Contingência será colocado em prática, já que o simulado é uma exigência do Plano, conforme prevê a legislação brasileira (Lei Federal nº 12.608/12).

Três dias com intensas programações

Os exercícios vão retratar diversas situações. Pelo dia 2, iniciam os alertas meteorológicos. O Exército chega ao Município no dia 5, a simulação dos exercícios militares inicia às 12h do dia 6 e seguirá até as 17h do dia 7 de agosto. No dia 7, em específico, ainda haverá um Vip Day em Indaial, a partir das 14h, na Ponte dos Arcos.

Entre os exercícios simulados estão rompimento de barragem, resgate, construção de ponte móvel, evacuação de escola, entrega de alimentos, entre outros. Exercícios noturnos também estão previstos na programação.

O simulado envolverá cerca de 700 homens ligados à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, além da estrutura de botes, helicóptero, cavalaria e engenharia de pontes.

Defesa Civil alerta à população que fique calma

A Defesa Civil esclarece à população que os exercícios, apesar de retratarem de forma real a situação de ajuda humanitária, como, por exemplo, a emissão de alertas, chegada das tropas, construção de pontes, resgates e a presença do Exército, serão somente para simulação. "Dessa forma, orientamos os munícipes a ficarem tranquilos", ressalta Guilherme.

O Exército Brasileiro participa, em todo o território nacional, de atividades de apoio à população em situações de calamidade, tais como as desencadeadas nas enchentes do Vale do Itajaí, nos anos de 1983 e 2008, e nos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, em 2010. Em consonância com a Constituição Federal e a Lei Complementar nº 97/1999 e no cumprimento das missões precípuas e subsidiárias das Forças Armadas, o Exército Brasileiro mantém efetivos militares em condições permanentes de atuar em ajuda humanitária à população brasileira.

Números preliminares

Aeronaves: 1 da Polícia Civil, 1 dos Bombeiros Militares, 2 da Polícia Militar

Samu: 20 profissionais, 2 viaturas, 1 Centro de Triagem e Tratamento - CTT

Marinha (CPSC): 2 botes, 2 viaturas, 4 militares

Exército Brasileiro: 60 viaturas