Um novo caminho em Rio dos Cedros

Neste mês inicia a pavimentação dos primeiros 2 quilômetros da RCD-080, que liga Cetro Alto à localidade de Rio Esperança

Por Aline Brehmer 02/08/2019 - 09:56 hs
Foto: Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros

No início deste ano o Café divulgou uma reportagem anunciando a pavimentação da RCD-080, no trecho que liga Cedro Alto à localidade Rio Esperança, em Rio dos Cedros. Serão aproximadamente 4 quilômetros de asfalto e a obra será dividida em duas etapas.

Nessa segunda-feira, dia 29, aconteceu uma detonação de rochas na conhecida curva do Rio Esperança e, dois dias depois, foi dado início à britagem no local. O secretário de Obras da cidade, Rafael Nones, diz que primeiro serão asfaltados 2 quilômetros da pista para, depois, concluir a obra, que beneficia diretamente cerca de 600 famílias.

“A previsão é que o asfalto de fato comece a ser colocado na primeira quinzena deste mês”, revela. A obra tem um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, sendo que 20% do valor foi pago com recursos próprios do Executivo e os outros 80% foram obtidos através de um empréstimo junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A princípio, o prazo estipulado para finalizar a pavimentação fica em torno de seis meses.

“O que realmente prezamos é que seja entregue uma via de qualidade à população, que já sonha com isso há bastante tempo”, destaca.

Sistema Mutirão

Nones também salienta que as sobras de rochas que não forem utilizadas para a pavimentação da RCD-080 serão remanejadas para o Sistema Mutirão. “Nessa parceria que temos com os moradores, em algumas ruas são colocadas lajotas e, em outras, é feita a pavimentação. Então vai gerar uma economia nessas obras também”, esclarece.

O secretário ressalta ainda que uma das obras do Sistema Mutirão está acontecendo no bairro Cruzeiro, mais especificamente na rua Colômbia. “O primeiro passo foi a drenagem, feita no início desta semana e, em breve, serão colocadas as lajotas na via”, complementa.