Incentivo à amamentação

3ª Mamaço na Praça, em Benedito Novo, reuniu profissionais e mães para esclarecer dúvidas a respeito da amamentação

Por Aline Brehmer 09/08/2019 - 12:02 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Benedito Novo

Aconteceu nesta semana, em Benedito Novo, o 3º Mamaço na Praça. A ação, conforme explica o secretário de Saúde da cidade, Ronie Gilbero Loewen, é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e, também, para as mamães.

“Queremos chamar a atenção da sociedade para a importância do aleitamento materno, principalmente considerando que estamos no Agosto Dourado. O leite materno é considerado um alimento completo e suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos recém-nascidos durante os primeiros seis meses de vida. Sendo assim, é o que há de melhor para o bebê, além de ser gratuito. Queremos empoderar as mães e pais, favorecendo a amamentação”, esclarece.

Durante o evento, realizado na tarde dessa quarta-feira, dia 7, aconteceu uma roda de conversa entre a médica, doutora Fernanda Lúcia Cardoso Silva; a nutricionista Jéssica Nasato; a dentista Camila Feijó Tirmes; a representante do Comitê de Aleitamento Materno do Vale do Itajaí, Gislaine Rosa e a fisioterapeuta Scheila Meyer.

Participaram também gestantes, mães que estão (ou não) amamentando e comunidade em geral. “Esse trabalho de conscientização é algo contínuo, que acontece também em nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, garante Loewen.

Ele anuncia que durante este mês também está sendo implantado um projeto chamado “Leite Materno na Creche”, realizado através da distribuição de um folder que contém orientações sobre como colher, armazenar e transportar o leite materno.

“À parte, Jéssica Nasato e Gislaine Machado estão realizando capacitações nas creches do município, junto aos professores e às merendeiras, com dicas sobre como esse leite deve ser recebido, aquecido e oferecido ao bebê”, complementa o secretário.

Ele destaca ainda que todas essas ações fazem parte de um programa do Governo chamado “Amor de Mãe”, que visa abordar vários assuntos como aleitamento materno, parto humanizado e planejamento familiar.