FGTS: entenda seus direitos

Advogada Jessica da Silva esclarece algumas questões sobre o FGTS e deixa uma homenagem pelo Dia do Advogado

Por Aline Brehmer 09/08/2019 - 12:23 hs
Foto: Ateliê do Papel
FGTS: entenda seus direitos
Jessica da Silva é advogada, tem 25 anos e atua em Timbó

“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

O juramento é feito pela advogada timboense Jessica da Silva, de 25 anos. No dia de ontem, 8 de agosto, ela e milhares de profissionais comemoraram o Dia do Advogado, data que homenageia profissionais vocacionados a lutar pela justiça e pelos direitos dos cidadãos.

Desde cedo, Jessica sempre sentiu encanto pelas profissões nas quais, em suas palavras, “pudesse ajudar as pessoas”. Foi assim que ela optou pelo Direito, área que lhe abriu inúmeras possibilidades de ajudar a solucionar e buscar a justiça por outras pessoas.

Porém, ela desabafa acerca dos principais desafios que enfrenta hoje. “A cada dia que passa percebo que a maior dificuldade está na falta de diálogo, algo que vejo acontecer em todos os cantos. Cada vez mais as pessoas pensam em si mesmas sem nem ao menos escutar o próximo”, relata.

E é nesse contexto que ela se diz ainda mais motivada e inspirada em fazer a diferença, ajudando outras pessoas. Em homenagem à data, Jessica deixa os parabéns especial aos colegas de profissão.

“Meu desejo é que possamos, a cada dia de trabalho, seguir com o juramente que fizemos e relembrei ali no começo. Sempre em busca de preservar a ética, os deveres e as prerrogativas da profissão”.

Esclarecimentos sobre o saque do FGTS

Um dos assuntos que tem tomado maior repercussão nos últimos dias é o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que terá saque limitado a R$ 500 por trabalhador, sendo que os depósitos para saque iniciam no próximo mês.

Jessica explica que a Medida Provisória 889/2019, que permite que trabalhadores saquem recurso do FGTS, já tramita no Congresso Nacional. “De acordo com a Caixa, o crédito automático só será realizado para quem abriu conta poupança até o dia 24 de julho de 2019. Os demais receberão conforme calendário de aniversários”, complementa.

A advogada esclarece que o trabalhador que se sinta prejudicado pela falta dos depósitos pode estar se dirigindo ao Ministério do Trabalho para tentar resolver a questão. “Em última hipótese, é indicado que o trabalhador entre com uma ação trabalhista perante a Justiça do Trabalho através de um advogado e requeira que a empresa faça o pagamento que está pendente. Fique atento aos seus direitos e, caso precise, procura um advogado para lhe auxiliar”, alerta a profissional.

Sobre Jessica

Jessica da Silva tem 25 anos, é graduada pela Instituição de Ensino Leonardo da Vinci – Uniasselvi desde 2015, aprovada na XVII Exame da Ordem dos Advogados, com inscrição sob o número 47.240 OAB/SC.  Seu escritório está localizado na Rua Fritz Lorenz, nº 704, sala 01, bairro Fritz Lorenz, Timbó/SC, CEP 89120-000.