Indaial ultrapassa os 69 mil habitantes

Indaial é a 3º cidade do Médio Vale do Itajaí com maior taxa de crescimento populacional

02/09/2019 - 14:53 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Indaial

A cidade de Indaial é a terceira colocada entre os Municípios do Médio Vale do Itajaí com maior taxa de crescimento geométrico populacional entre 2018 e 2019 (2,2%), calculada com base na Projeção da População. Em primeiro lugar está Guabiruba, com 2,4%, seguida de Brusque, com taxa de 2,3%. Entre as cidades catarinenses, Indaial ocupa o 22º lugar no Estado. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta semana.

Além da taxa de crescimento, outro parâmetro divulgado pelo Instituto diz respeito às estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019. A cidade de Indaial tem uma estimativa de população residente no Município para este ano de 69.425 habitantes.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático.

O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

“Nossa cidade registra um dos maiores crescimentos populacionais do Médio Vale. É uma responsabilidade acolher e bem atender todos, sejam aqueles nascidos no Município ou que adotaram Indaial para aqui viver e constituir suas famílias. Nosso trabalho continua para que áreas como educação, saúde, mobilidade e lazer se fortaleçam ainda mais”, comenta o prefeito de Indaial, André Moser.

Confira o ranking da taxa de crescimento geométrico entre as cidades do Médio Vale do Itajaí:

Guabiruba: 2,4%
Brusque: 2,3%
Indaial: 2,2%
Gaspar: 1,7%
Pomerode: 1,7%
Timbó: 1,7%
Botuverá: 1,5%
Blumenau: 1,3%
Doutor Pedrinho: 1,3%
Rio dos Cedros: 1,2%
Benedito Novo: 1,1%
Apiúna: 1,0%
Ascurra: 0,6%
Rodeio: 0,4%