Telefonia lidera reclamações no Procon

Tanto em Indaial quanto Timbó, a reclamação mais recebida no Procon foi em relação a empresa Oi S/A

Por Aline Christina Brehmer 15/09/2017 - 14:36 hs
Foto: Gustavo Peyerl
Telefonia lidera reclamações no Procon
Coordenador do Procon de Timbó, Osvaldo Roberto e o Diretor do Procon de Indaial, Aetius Hennings

No ranking de reclamações recebidas pelo Procon de Indaial e Timbó, as companhias telefônicas estão em primeiro lugar, sendo que a posição de destaque é ocupada pela empresa de telefonia Oi S/A, representando de 9% a 16,09% das reclamações totais nos municípios, sendo que em Indaial o número total de reclamações chega a 230.

Em seguida aparecem as agências bancárias. Mas há também diversos estabelecimentos comerciais, cooperativas, empresas. A redação do Café Impresso conseguiu com exclusividade o Ranking de Fornecedores no Atendimento/Reclamação, como você pode conferir nas tabelas a seguir.

Em Timbó, o maior índice de reclamações parte de consumidores que têm entre 31 e 40 anos, representando 24% da porcentagem total.

De um total de 357 reclamações recebidas no Procon de Timbó, 40,9% são feitas pelas mulheres e 59,1% por homens. Desse total de queixas, 168 foram destinadas à estabelecimentos comerciais, 85 às companhias telefônicas, 35 estão relacionadas com a internet e as demais em outras áreas de consumo.

27 anos de conquistas e avanço

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 27 anos no Brasil, representando um marco na evolução entre as relações de consumo. Frente a essa data, o coordenador do Procon de Timbó, Osvaldo Roberto Brodwolf e o diretor do Procon de Indaial, Aetius Timmar Hennings, deixam sua mensagem, enfatizando a importância do Código nessas mais de duas décadas.

“O Procon de Timbó e também de Indaial parabeniza todos consumidores pelos 27 anos de existência do nosso tão eficiente Código de Defesa do Consumidor, sendo que a cada dia temos que lutar mais por este direito para não retrocedermos nesta grande conquista”.

Quando procuro o Procon?

Supervisionar e fiscalizar as relações de consumo nos âmbitos estadual e municipal é a missão do Procon, uma Fundação criada com base no código de defesa do consumidor. A atuação intensiva do órgão efetua, após o recebimento da denúncia, a pesquisa para avaliar a situação, mediando e intermediando a relação entre o comprador e a entidade comercial responsável pela venda do item, a fim de obter um acordo.

Para tanto, é fundamental conhecer os direitos do consumidor (o que vale inclusive para os próprios compradores). Atuando como órgão auxiliar do poder judiciário, o Procon promove e executa a criação de leis pautadas nas relações de consumo.

Em algumas situações, não é possível fazer tal acordo. Sendo assim, o caso pode ser encaminhado ao Juizado Especial Cível, com jurisdição sobre local e, consequentemente, é feita a abertura de um novo processo para regularizar a situação em específico.