Mais segurança para os timboenses

Samae realiza parceria com a Defesa Civil para fazer instalação de novos pluviômetros e medidores de níveis de rios em Timbó

13/09/2019 - 16:08 hs
Foto: Samae Timbó

O Samae, juntamente com a Defesa Civil, fez uma parceria para instalar novos pluviômetros e medidores de níveis de rios em Timbó.

Os pluviômetros, que servem para medir a quantidade e intensidade de chuva, foram instalados e já estão em funcionamento. Já existia um no bairro das Capitais e três novos foram instalados: um no bairro dos Estados, um na Quintino e um na Pomeranos.

O objetivo foi identificar os níveis e intensidade de chuva para conseguir prever alguns possíveis deslizamentos na cidade. Essas informações são compartilhadas remotamente com a Defesa Civil através de um software.

Futuramente, está prevista a instalação de novos medidores de níveis de rios, que também serão adquiridos através de parceria entre Samae e Defesa Civil, com compartilhamento de consulta remota.

Mais novidades a caminho

Para Diego Zatelli, diretor de Operação, Manutenção e Expansão do Samae, com essas informações será possível identificar e mapear os níveis dos rios e conseguir ter dados históricos dentro de um sistema integrado, realizando o monitoramento para informar previamente os níveis dos rios em casos de enchentes ou alagamentos.

O funcionamento destes novos medidores está previsto para até o final do mês de outubro. Serão instalados três novos medidores. Um será no ponto onde já existe a régua física de nível, localizada na rua Equador, um no rio Rio dos Cedros e outro no Rio Benedito.

“Desta forma, nós teremos informações e conseguiremos registrar dados para informar a população em qual rio que está subindo o nível, qual rio está baixando o nível ou também como está a intensidade de chuva na nossa cidade. Informar a população se há possibilidade de deslizamentos e se a quantidade de chuva está afetando diretamente a estabilidade dos morros”, explica Zatelli.

Futuramente, também será disponibilizada uma tela para que a população possa ter acesso remotamente a essas informações. A qualquer momento a população poderá acessar o link e consultar como estão os níveis dos rios ou também se a quantidade de chuva na cidade é alarmante para que as pessoas possam se antecipar e conseguir tomar medidas de precaução para não causar maiores danos e prejuízos às famílias.