Rua Cristian Benz recebe nova tubulação

Obra visa proteger moradores do impacto de futuras enxurradas

Por Aline Brehmer 13/09/2019 - 16:11 hs
Foto: Marcelo Dias
Rua Cristian Benz recebe nova tubulação
Nelson Bagattoli, que mora nessa rua há 37 anos, já teve sua casa invadida por três enxurradas

Dorildes Uller mora no bairro Vila Germer há 41 anos. Sua casa, na rua Cristian Benz, foi uma das residências invadidas pelas enxurradas.

“Aqui a água entrou só uma vez. Foi mais de meio metro e levou tudo. Faz uns nove anos que isso aconteceu. Na época meu marido, que hoje é falecido, levantou um pouco mais o muro e a entrada da loja. Nunca mais aconteceu, mas essa única vez é inesquecível. Foi muito difícil”, relata.

Seu vizinho Nelson Bagattoli, que mora ali há 37 anos, compartilha dessa desagradável lembrança – mas não foi a única vez que passou por isso. A pior de todas as enxurradas, também em meados de 2010, fez com que ele perdesse absolutamente tudo que tinha dentro de casa.

Já a mais recente faz cerca de um ano – não foi tão drástica, mas reforçou o receio e medo cada vez que a chuva ameaça aparecer. “Tenho fotos daquela época, meados de 2000. Chamo de “recordação de tristeza”, porque dá um nó na garganta quando acontece algo assim. Em 2009, ou 2010, não sei exatamente qual ano foi, mas lembro com detalhes que a força da água era tanta que chegou a estourar o muro da minha casa e aquilo veio com tudo”, recorda.

Essas situações também já fizeram parte da vida muitas outras famílias da rua Cristian Benz. E é em busca de garantir a segurança dos moradores que a Secretaria de Obras da Prefeitura de Timbó está efetuando melhorias no bairro Vila Germer.

A principal está acontecendo na rua Cristian Benz, onde 200 metros de tubulação estão sendo trocados por uma tubulação que possui 1 metro de diâmetro. Na mesma rua também serão trocadas as bocas de lobo por tamanhos maiores, buscando dar mais vazão à água e evitar que momentos tristes como esses se repitam.

As obras têm previsão de serem concluídas ainda nesta semana (se o tempo colaborar). As melhorias, que estão sendo feitas em forma de mutirão pelo bairro, são em tubulações, conserto de infiltrações, além das limpezas nas ruas, roçada, pinturas em meio-fio e faixas de pedestre e drenagens.