Solenidade marca ativação da Guarnição Especial de Indaial

20/09/2017 - 13:10 hs
Foto: Rafael David

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) instalou na manhã desta terça-feira, 19, a Guarnição Especial de Polícia Militar de Indaial (GEIn). A nova unidade policial foi criada por decreto, e altera a estrutura do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Blumenau.

A solenidade foi realizada por volta das 11 horas e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Paulo Henrique Hemm, e o prefeito de Indaial, André Moser, além demais autoridades civis, militares e convidados.

GALERIA DE IMAGENS

Na cerimônia de ativação da Guarnição Especial, o secretário César Augusto Grubba disse que o objetivo principal é o de promover a adequação estratégica da articulação territorial da PMSC e atender a um importante pleito da sociedade civil e comunidade empresarial da região do médio vale.

A proposta também vem ao encontro de uma medida importante de racionalização administrativa e de descentralização operacional, devido à necessidade de restringir a área de atuação do 10º BPM, de Blumenau, somente ao município sede. Situação semelhante ao que já ocorre em grandes centros urbanos como Florianópolis e Joinville.

O secretário destacou, também, a execução da obra de construção do novo quartel da GEIn, composto por dois pavimentos e somando 468 metros quadrados de área construída, com investimentos na ordem de R$ 660 mil reais, já assegurados pelo Programa Pacto por Santa Catarina.

A GEIn tem sua estrutura organizacional dividida em duas companhias e seu primeiro comandante será o major Átila Tiago Royer. A 1ª Companhia de Polícia Militar será responsável por Indaial, Apiúna, Ascurra e Rodeio; e a 2ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Timbó, responsável não só pelo município sede, como também, por Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode e Rio dos Cedros.