Raimundo Colombo inaugura quartel do Corpo de Bombeiros Militar

20/09/2017 - 13:21 hs
Foto: Rafael David

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, inauguraram na manhã desta terça-feira, 19, em Timbó, no Médio Vale do Itajaí, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o escritório municipal da Defesa Civil. Na ocasião, o governador recebeu medalha comemorativa aos 90 anos do Corpo de Bombeiros. O comandante-geral da corporação, coronel Onir Mocellin, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, também participaram da cerimônia.

“Estamos investindo muito em proteção às pessoas. Hoje, são mais de cem municípios com estrutura do corpo de bombeiros e com bons equipamentos. Também estamos investindo na proteção contra cheias, como radares e barragens, e, para isso, precisamos de gente”, destacou o governador.

GALERIA DE IMAGENS

Colombo ainda falou sobre a contratação de novos policiais até o final do ano. “A corporação fica em uma situação bem mais favorável com modernos equipamentos e uma boa equipe. Até o final do ano, vamos formar mais 1,3 mil novos agentes que irão ingressar e fortalecer as forças de segurança pública do estado e dessa região”, disse.

A estrutura substitui o antigo prédio, inaugurado em 2001, e que não atendia mais às necessidades da corporação. A nova estrutura possui 750 metros quadrados em 2,3 mil metros quadrados de área urbanizada e conta com local para atendimento administrativo, garagem para viaturas, sala para assepsia de materiais, cozinha, refeitório e alojamentos. No local, também funciona o escritório municipal da Defesa Civil.

“É uma estrutura de fundamental importância porque vai dar mais condições de trabalho ao nosso pessoal e receber melhor a comunidade. Todos sabem que a gente faz cursos dos bombeiros comunitários, melhor idade, mirim e juvenil. Isso também possibilita que as pessoas da comunidade estejam em melhores condições de prestar serviços conosco. E, em breve, o Samu também deverá estar aqui”, contou Mocellin.

Para a realização da obra, foi investido quase R$ 1,2 milhão do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Timbó. O terreno foi cedido pelo governo estadual. “Essa parceria é muito importante, pois a soma de esforço reduz o tempo no atendimento. O local também está livre de enchentes e está em ponto estratégico para o rápido atendimento à população”, destacou o prefeito de Timbó, Jorge Augusto Kruger.

O secretário Grubba enfatiza que é mais uma obra do Governo do Estado entre outras dezenas em andamento. “São obras que deverão ser inauguradas até o final deste ano e no decorrer do ano que vem. É a realização de um sonho dos municípios do Médio Vale e que vai atender nove municípios”, explicou.

Medalha

O Corpo de Bombeiros Militar completa 90 anos em 26 de setembro de 2016 e, por isso, o comandante-geral concedeu medalhas comemorativas como forma de reconhecimento a pessoas físicas e jurídicas que auxiliaram no desenvolvimento da corporação. A honraria foi criada pelo CBMSC por meio do artigo 2° da portaria 20 de 11 de janeiro de 2016 e homenageou lideranças políticas da região, representantes da sociedade civil organizada e imprensa, além do governador Raimundo Colombo.