ADR de Timbó promove palestra alusiva ao Setembro Amarelo

26/09/2017 - 14:16 hs
Foto: Bruna Laline Ramos

Estamos em setembro, mês em que são promovidas ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio, através da campanha intitulada Setembro Amarelo. Diversos trabalhos alusivos à data vêm sendo realizados em todo o país e a 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó também aderiu ao Setembro Amarelo. 

Nesta quinta-feira, 21, a ADR recebeu a enfermeira Ana Vitoria Polli, coordenadora Saúde Mental do município de Benedito Novo, que conversou com os servidores da Regional a respeito de suicídio, tema que ainda é considerado tabu para muitas pessoas. “Os homens lideram o ranking de suicídio, sendo que, no Brasil, a maioria dos casos são registrados nos estados do Sul do país”, informou.

A enfermeira também orientou os servidores da ADR sobre formas de prevenção. “Qualquer alteração de comportamento é um sinal de alerta. É preciso ficar atento e oferecer ajuda a quem estiver apresentando sinais suicidas. Nessas situações, a melhor ajuda que podemos oferecer para prevenir o suicídio é ouvir. Chamar a pessoa para conversar em lugar reservado e escutar o que ela tem a dizer, já é uma grade ajuda”, explica Ana.

Para a secretária executiva da 34ª ADR de Timbó, Lúcia Steinheuser Gorges, o Setembro Amarelo é um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida. “Para a prevenção, é essencial compreendermos os principais fatores de risco. Se suspeitarmos de alguém que pensa em fazer isso, podemos oferecer ajuda. A palestra com a enfermaria Ana nos esclareceu mais sobre o assunto e, dessa forma, nos sentimos mais preparados para ajudar”, disse.