Seca preocupa Rio dos Cedros

Estiagem das barragens Pinhal e Rio Bonito dura há dois meses e a previsão é piorar

02/10/2017 - 14:48 hs
Foto: Eduardo Osti

Você se lembra qual foi o último dia em que houve um considerável volume de chuva na região do Médio Vale do Itajaí? Ontem chegou a chover, mas foi apenas de (breve) passagem. Mais precisamente em Rio dos Cedros, o último registro de chuva foi no mês de julho deste ano. Entre agosto e setembro não houve um volume considerável de água – o que está deixando a Defesa Civil da cidade e também a Celesc em situação de alerta.

“A previsão torna esse cenário ainda mais preocupante. Estão previstos entre 130 e 180 milímetros de chuva para os próximos 90 dias, ou seja, até o fim do ano”, diz o coordenador da Defesa Civil de Rio dos Cedros, Dilson Dalpiaz.

Ele explica que, no momento, a Celesc está operando com uma turbina durante quatro horas por dia devido à estiagem. “É algo para se preocupar porque a Celesc tem cinco turbinas que funcionavam todos os dias durante 12 horas. O cenário em cima das represas, nesse momento, é assustador”, alerta.

A dica de Dalpiaz frente a essa questão é o uso consciente da água, evitando o desperdício e, principalmente, cuidado com as queimadas. “Tivemos dois casos no município em que acabou faltando água em residências, mas conseguimos resolver. Porém, se essas situações se tornarem frequentes, será complicado”, diz.

Saiba como está a situação nas barragens Pinhal e Rio Bonito, em Rio dos Cedros

Barragem Pinhal
Cota mínima – 646,00 metros
Cota atual – 646,20 metros
Cota máxima – 652,00 metros
Situação -- 5,80 metros abaixo do seu nível máximo

Barragem Rio Bonito
Cota mínima – 582,50 metros
Cota atual – 582,89 metros
Cota máxima – 589,50 metros
Situação -- 6,61 metros abaixo do seu nível máximo