Coudelaria/Criatório da Cavalaria da PM de Santa Catarina será em Indaial

As instalações, no bairro Wanow, estão sendo reformadas e revitalizadas para a chegada das éguas e potros do Regimento de Polícia Militar Montada

Por Aline Christina Brehmer 02/10/2017 - 15:21 hs
Foto: Rafael David/Jornal Café Impresso
Coudelaria/Criatório da Cavalaria da PM de Santa Catarina será em Indaial
O capitão Fernando Jahn Bessa visita Indaial para acompanhar o andamento das ações

Um planejamento que iniciou em 2016 se torna realidade: A Coudelaria do Regimento da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) será implantada em Indaial. O chefe da Seção Técnica do Regimento da Polícia Militar Montada e coordenador do projeto, capitão Fernando Jahn Bessa, veio de São José até Indaial nesta semana para acompanhar o andamento da primeira fase do projeto: a manutenção e revitalização do terreno (cerca de 20 hectares) onde as éguas e potros devem ficar. O terreno está sendo piqueteado, facilitando o manejo dos animais, deixando, no máximo, duas éguas e dois potros por piquete.

Hoje, há 80 animais em São José, município onde até o momento é feita a criação da cavalaria e, contando os demais municípios onde também é feito esse trabalho, o número de animais fica em torno de 140. “A questão é que lá (São José) não reúne condições adequadas relativas à área de pastagem e soltura, bem como instalações físicas como baias maternidade como aqui (Indaial). Somado a isso, há o fato de que o projeto que lá ocorre será expandido em Indaial, com relação ao número de éguas, pois este ano mais éguas serão emprenhadas, exigindo uma área maior, como essa do Warnow”, explica Bessa.

Acordo feito?

Para tornar esse projeto realidade, foi feito um convênio que está sendo abordado pelas partes interessadas – Governo do Estado e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A documentação está tramitando agora nos setores da PMSC que fazem a fiscalização e verificam sua legalidade, assim como já ocorreu na UFSC. A partir do momento em que tudo estiver de acordo com o proposto, será assinado pelo Comandante Geral da Polícia Militar e pelo reitor da UFSC, autorizando, então, a vinda dos animais para Indaial e iniciando o projeto de fato”, explica Bessa.

Após a chegada das éguas e potros no Médio Vale do Itajaí, o Subtenente Clóvis Coan, que hoje reside em São José, irá se mudar para terras indaialenses, sendo responsável por tocar o projeto adiante.

Até dez potros por ano

A área total do terreno onde o projeto vai acontecer é de 90 hectares – dos quais aproximadamente 22% serão destinados à área de criação. “A ideia é que nasçam dez potros por ano. Cada égua tem em média 11 meses e 20 dias de gestação, então, queremos trazer entre 11 e 12 éguas, considerando o risco de que haja um abordo, por exemplo”, explica o capitão.

No início, está planejada a vinda de até seis éguas, isso porque há outras que já estão prenhas e devido ao estresse da viagem podem acabar abortando. “A partir do sexto mês de gestação elas já podem viajar. Mas todas essas são questões para serem vistas adiante”, frisa Bessa.

Melhoramento genético será feito pela UFSC

Hoje, a PM do Estado trabalha com dois garanhões, mas apenas um deles é responsável por reproduzir a espécie: o Brasileiro de Hipismo (BH). “Nós comprávamos cavalos de Rio Grande do Sul (RS), mas eles já vinham adultos e a gente perdia uma importante fase de suas vidas”, comenta Bessa.

A principal característica que a PM procura na espécie BH é que tenha porte avantajado e seja dócil. “Haverá aqui o centro de melhoramento genético, trabalho que será feito pela UFSC. Assim, além de acompanhar os potros desde seu nascimento, é possível realizar uma seleção genética muito apurada, buscando padronização de pelagem, docilidade, porte físico, coragem, franqueza, por exemplo.

O fato de criarmos animais da raça que definirmos possibilita acompanhá-los desde o início de sua vida, influenciando em seu comportamento, para que tenham o perfil que buscamos. Inclusive, há material genético semicongelado do BH no quartel para iniciar esse trabalho”, revela o Capitão.

Pelotão de Montaria em Indaial?

Bessa diz que em um primeiro momento o projeto não contempla a criação de um Pelotão de Montaria em Indaial. “É uma reinvindicação da comunidade, mas, hoje, o projeto se destina a fazer a implantação da cavalaria, ampliando o que já existe em São José”, diz.

Por outro lado, esse policiamento montado na região do Médio Vale do Itajaí não é impossível, ainda que dependa de uma série de fatores, como recursos, efetivo e habilitação de policiais. “É algo para ser pensado adiante”, finaliza o Capitão.