Festas típicas de outubro prometem movimentar Santa Catarina

04/10/2017 - 09:56 hs

Santa Catarina se transforma em um dos principais destinos turísticos do Brasil no mês de outubro, com as festas e eventos que comemoram as diferentes etnias que colonizaram o estado. São cardápios, bebidas, danças e músicas para todos os gostos. Dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) apontam que, anualmente, as festas de outubro movimentam cerca de dois milhões pessoas em SC, sendo que mais de um milhão são turistas.

“Santa Catarina vive um momento diferenciado no turismo. É grande o número de pessoas que buscam conhecer as nossas regiões. E agora, com as festas de outubro, devemos receber um volume recorde de visitantes, entre moradores do estado e de fora. Será um movimento extraordinário e que vai refletir na economia. O Governo do Estado, busca mostrar aos visitantes que Santa Catarina tem boa infraestrutura e muitas belezas, além de oferecer toda segurança, tranquilidade e conforto necessários”, disse o secretário do Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan.

As festas de outubro reúnem alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses e tantos outros povos que preservam e difundem sua tradição na gastronomia, nas danças, na música, nas vestimentas e no idioma. Em Blumenau, a Oktoberfest abre a programação do mês nesta quarta-feira, 4, e segue até o dia 22.

Mas as festividades e as amimações não param por aí. Brusque tem chope gelado e gastronomia típica com a 32ª Fenarreco - Festa Nacional do Marreco. Florianópolis apresenta a 18ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, a Fenaostra. Em Itapiranga, no Extremo-Oeste, a animação fica por conta da 39º Oktoberfest. Timbó resgata e preserva as tradições dos colonizadores com a 27ª Festa do Imigrante. Treze Tílias, no Meio-Oeste, comemora a cultura austríaca com muita música, gastronomia, desfiles e dança com a Tirolerfest. Joinville apresenta a Bierville e Salão Sul Brasileiro de Cerveja.

Já Porto Belo oferece pratos como a tradicional caldeirada de frutos do mar durante o Festival do Camarão de Porto Belo. Em São Martinho, desfiles, apresentações culturais, comidas e campeonatos típicos fazem parte da Festa do Produto Colonial.

Orientações

A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina orienta que as participantes das festas não dirijam de madrugada e, de preferência, contratem serviço profissional de transporte, como ônibus ou van. É obrigatório usar cinto de segurança e respeitar os limites de velocidades e a sinalização de trânsito.

Confira a programação das festas:

Blumenau - 34ª Oktoberfest 
Quando: 4 a 22 de outubro
Onde: Parque Vila Germânica 
Os desfiles oficiais da Oktoberfest acontecem na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau.

Brusque - 32ª Fenarreco - Festa Nacional do Marreco 
Quando: 5 a 15 de outubro
Onde: Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, na Rua Gentil Batistti Archer, 221 - centro II - Brusque

Florianópolis - 18ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana - Fenaostra 
Onde: Mercado Público e Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. 
Quando: 11 e 15 de outubro

Itapiranga - 39º Oktoberfest
Quando: 7 a 22 de outubro
Onde: Itapiranga

Timbó - 27º Festa do Imigrante
Quando: 11 a 15 de outubro
Onde: Pavilhão de Eventos Henry Paul, na Rua Julius Scheidemantel, 853, centro de Timbó

Treze Tílias - Tirolerfest
Quando: 11 a 15 de outubro
Onde: Parque de Exposições Johann Otto Küng, em Treze Tílias

Joinville - Bierville e Salão Sul Brasileiro de Cerveja
Quando: 11 a 14 de outubro
Onde: Centro de Convenções Expoville, na Rua XV de Novembro, 4315, em Joinville

Porto Belo  - Festival do Camarão de Porto Belo 
Quando: 13 a 15 de outubro
Onde: Praça da Bandeira, em Porto Belo

São Martinho - 24ª Festa do Produto Colonial
Desfiles, apresentações folclóricas, gastronomia, campeonatos típicos
Quando: 27 a 29 de outubro, em São Martinho