Unidades de Indaial passam por avaliação do Ministério da Saúde

20/10/2017 - 11:22 hs

Nesta semana, de 16 a 18 de outubro, Unidades Básicas de Saúde de Indaial receberam a avaliação externa do Ministério da Saúde pela adesão do Município ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Indaial já participa do Programa desde 2011 e gradativamente tem ampliado o número de participantes na avaliação: em 2011 foram cinco equipes avaliadas; em 2013, dez equipes e neste ano, em 2017, dez equipes mais o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Os avaliadores estiveram nas unidades dos bairros Encano do Norte, Encano Baixo, Estrada das Areias, Tapajós, Warnow, João Paulo II, Carijós (duas equipes), Rio Morto e Benedito e no Nasf.

São acompanhados e avaliados os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, por exemplo), assim como a infraestrutura das unidades, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão.

As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento são certificadas e recebem recursos do Governo Federal. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados. Os valores variam de R$1.098,90 até R$10.989,01. Esse recurso é utilizado a critério da gestão, especialmente na melhoria da infraestrutura para atendimento aos usuários, bem como incentivo aos servidores que compõem as equipes.

Após o processo de avaliação externa, as equipes serão classificadas em desempenhos. Na avaliação de 2013, sete equipes conquistaram desempenho acima da média e três equipes obtiveram conceito mediano.

Além da avaliação externa de desempenho, para obter a certificação são considerados dois quesitos: momento autoavaliativo pelos profissionais das equipes de atenção básica e avaliação de desempenho do conjunto de indicadores contratualizados na etapa de adesão e contratualização.

A expectativa é que em janeiro de 2018 o Ministério da Saúde divulgue o resultado do desempenho de Indaial.