Participantes do projeto “Bombeiros Voluntários da Terceira Idade” se formam

23/10/2017 - 14:42 hs

No sábado, 21 de outubro, 17 idosos de Indaial se formaram no projeto “Bombeiros Voluntários da Terceira Idade”. A solenidade ocorreu na sede do Corpo de Bombeiros e reuniu os idosos participantes e seus familiares, o prefeito André Moser, servidores da Prefeitura, vereadores, bombeiros voluntários e comunidade.

Indaial é a terceira cidade do estado a promover este tipo de projeto voltado para a terceira idade. O projeto foi realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Saúde da Família Márcia Maria Andreatta e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com a parceria dos Bombeiros Voluntários de Indaial. Teve como objetivo capacitar a comunidade idosa para agir em situações de emergência e evitar situações perigosas, dando empoderamento e autonomia aos idosos e fazendo com que eles se sintam vivos e úteis.

As aulas iniciaram em 11 de setembro e finalizaram nessa quarta, 18 de outubro. O curso teve carga horária de 20h e abordou assuntos como avaliação de cena; abordagem de paciente; ferimentos em tecidos moles; hemorragias; traumas em ossos; manejo das vias aéreas; reanimação cardiopulmonar; fenomenologia da combustão; classes de incêndio e técnicas de combate ao princípio de incêndio.