Você mantém limpa a água que toma?

Através da ação realizada em Indaial pelo vereador Diabo Loiro e Guardiões do Rio Itajaí-Açu, foram recolhidos quilos de lixo em apenas um ponto do rio na cidade

Por Aline Christina Brehmer 14/11/2017 - 10:38 hs
Foto: Rafael David/Jornal Café Impresso
Você mantém limpa a água que toma?
Diego Pandini (Diabo Loiro), vereador de Indaial

Um grupo denominado ‘Guardiões do Rio Itajaí-Açu’ tem realizado um trabalho que serve de exemplo, mas principalmente de alerta a toda população da região.  “Esta iniciativa partiu do próprio grupo que, além de amantes do esporte aquático, sendo que costumam andar com seus caiaques pelo rio, também temem comum o amor pelo Rio Itajaí”, explica o vereador de Indaial Diego Pandini, conhecido como Diabo Loiro.

A ação aconteceu em três ocasiões: nos dias 21 e 28 de outubro e encerrando em 4 de novembro, quando o grupo realizou um trabalho voluntário recolhendo dezenas de quilos de lixo do leito e das ilhas do Rio Itajaí em Indaial.

ASSISTA AO VÍDEO DESTA MATÉRIA

“Todos bebemos dessa água”

Pandini deu todo o apoio e auxílio nesta ação voluntária, sendo também um admirador e praticante dos esportes aquáticos e da natureza. “Coloquei a mão na massa e participei das atividades, além de apoiar incondicionalmente a iniciativa.

Não podemos admitir que o Rio Itajaí se transforme em um rio poluído como podemos exemplificar o Rio Tietê, onde o governo atualmente gasta milhões para tentar recuperar um rio praticamente morto”, alega Pandini.

Para o vereador, “a louvável iniciativa parece caminhar a passos largos, rumo a um grande trabalho de conscientização da população” – que é o maior objetivo do grupo.

“A população precisa entender que o rio não é um lixão e que todo lixo descartado ali se torna vilão, contaminando as águas que são essenciais para nossa subsistência”, alerta Jorge Bacan, integrante do grupo dos Guardiões.

Ele reforça ainda “que é o Rio Itajaí que abastece toda população ribeirinha com suas águas, e, quanto maior for sua poluição, maior também serão os gastos para o tratamento da água que chega em nossas casas para nosso consumo”.

Desde garrafas até pias

O grupo retirou das águas e das ilhas muito lixo, dentre o material encontrado estavam garrafas pet, pneus, pias, sacos de lixo (com lixo dentro), isopor, monitores de computador, entre outros itens.

“Foram recolhidos os mais variados tipos de materiais que poluem o rio e contaminam as águas, que depois precisam ser tratadas para servir ao nosso consumo”, reforça Pandini.

Nesta edição da ação foram escolhidas as pequenas ilhas, que ficam em uma área compreendida entre a ponte Victor Konder e a Grande Ilha, mais conhecida como Ilha dos Trapalhões – mas há mais por vir.

Em andamento

Pandini e Bacan já adiantam que nas próximas edições devem ser recolhidos lixo também em outros trechos do rio, como nas ilhas maiores, e incluídos também trechos do rio Benedito, que também apresentam acumulo nas barrancas.

“Futuramente outras ações idênticas devem ser realizadas. Inclusive há conversações com os Guardiões e com a secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Indaial para incluir a atividade nas ações que devem ser realizadas em junho, quando o município pretende fazer uma grande conscientização em relação ao meio ambiente, ali também incluindo a preservação dos nossos rios”, garante o vereador.

Apoio e reconhecimento

Deste o início da ação, a comunidade de Indaial fez manifestações de apoio à ação. “Percebemos que essa iniciativa já causou um grande impacto na população. Muitas vezes esquecemos de olhar para nossos rios com essa visão de fazer cada qual sua parte e ainda ajudar a mantê-lo limpo.

Por isso o grande foco é a conscientização da população quanto à necessidade de preservação e os cuidados com os rios”, frisam Pandini e Bacan.

Participaram desta ação também o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, Grupo de Treinamento para Sobrevivência em Mata (GTSM), dentre outros voluntários, além da Prefeitura Municipal e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, que apoiou a iniciativa.