Comarca de Indaial vestirá a camisa da Semana Nacional da Conciliação

24/11/2017 - 10:00 hs
Foto: Divulgação/Comarca de Indaial
Comarca de Indaial vestirá a camisa da Semana Nacional da Conciliação
Conciliadores passaram por treinamento para atuação na Semana Nacional da Conciliação

A comarca de Indaial está pronta para a Semana Nacional da Conciliação. Todos vão, literalmente, vestir a camiseta da conciliação, especialmente confeccionada para a ocasião. Foram pautados 232 processos - 68 cíveis em geral, 107 de Juizados Especiais Cíveis e 57 de Juizados Especiais Criminais. Serão quatro salas em ação diariamente, com a realização simultânea de audiências. Além dos servidores envolvidos, a comarca possui 10 conciliadores voluntários que atuarão durante o evento.

Os voluntários, aliás, passaram recentemente por um treinamento em conciliação com base no novo CPC, realizado em parceria com a Uniasselvi de Indaial. Participaram profissionais e acadêmicos de Direito, Administração, Serviço Social e Psicologia. Cada participante doou um quilo de alimento não perecível, entregue aos Bombeiros Voluntários de Indaial.

"Dar nossa contribuição ao bem comum, disseminando a cultura da paz, faz toda a diferença", comentou o servidor Anderson Batata, chefe do Juizado Especial Cível, Criminal e Fazendário, instrutor do curso e coordenador da Semana em Indaial. A juíza Horacy Benta de Souza Baby, titular da 1ª Vara e entusiasta da prática da conciliação, já reservou um dia de sua agenda para auxiliar nas audiências.

"Não é bom para o homem a terceirização da solução de seus problemas. O juiz impõe uma decisão e, por melhor que seja, não atende ao interesse de todos tampouco resolve definitivamente o conflito, que permanece latente na relação - às vezes por uma vida. Com tantos sentimentos envolvidos, conciliar muitas vezes não é tarefa fácil mas, com certeza, nos torna uma pessoa melhor, mais conectada com o mundo e a cultura da paz e do amor ao próximo", analisa a magistrada.

Na Semana da Conciliação, aliás, através de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Urbanização e Meio Ambiente, cada pessoa que comparecer ao Fórum receberá uma muda de árvore com instruções de plantio, com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente. Na abertura do evento, uma muda de palmeira-indaiá, árvore que deu nome ao município, será plantada no terreno do Fórum.

PODER JUDICIÁRIO DE SC