Ar fresco? É logo ali

Cachoeiras se tornam refúgio de moradores e turistas contra os dias quentes

Por Aline Christina Brehmer 12/01/2018 - 11:26 hs
Foto: Divulgação / Ativa Aventuras
Ar fresco? É logo ali
Cachoeira Véu da Noiva

As cachoeiras foram, nestas férias, um dos principais destinos de centenas de turistas e também moradores nas cidades de Benedito Novo e Doutor Pedrinho.

Como forma de escapar do calor, sendo que a temperatura chegou ao ápice de 34ºC, como ocorreu em Timbó, as águas frescas se tornaram ainda mais atrativas, até mesmo imperdíveis, para jovens, crianças, adultos.

Na região, as impressionantes quedas chegam até a 63 metros, como é o caso do Véu da Noiva, em Doutor Pedrinho, entre outras ainda maiores.

A seguir, veja algumas ótimas opções para fugir do calor e se refrescar nos dias de verão que ainda estão por vir.

Cachoeira Véu da Noiva

Com uma distância de 10 quilômetros do Centro da cidade, a cachoeira Véu de Noiva possui uma queda de aproximadamente 63 metros, situa-se em local de rara beleza natural, sendo visitada por muitas pessoas, amantes da natureza, nos finais de semana.

O acesso é pela Rodovia Municipal DPE 030 ensaibrada que liga o centro da cidade a localidade de Campina.

Aproximadamente, a um quilômetro da cachoeira, o percurso é feito a pé e por caminho circundado por mata virgem até o local, empolgando o espírito do visitante. (Fonte: Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho)

Cachoeira Paulista

A Cachoeira Paulista, no Alto Capivari, a 15 quilômetros do Centro, possui 40 metros de queda d’água e uma paisagem fascinante, localizada em um ambiente de natureza ímpar, onde está sendo estruturada para oferecer serviços de alimentação e parque de aventura. (Fonte: Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho)

Cascata Salto Donner

Localizada no Núcleo Urbano de Salto Donner a Cascata formada pelo Rio Benedito, possui 25 metros de queda, e está situada à margem direita da SC-477, com distância de 7 km do centro da cidade logo após o limite dos municípios de Benedito Novo e Doutor Pedrinho. No local há acesso superior e inferior à cachoeira, com belas vistas panorâmicas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho)

Cachoeira Salto do Zinco

Uma cachoeira de 76 metros é o cartão de visita e também ponto turístico municipal que se encontra dentro da Fazenda Campo do Zinco. Aos turistas ou visitantes locais, por uma gentil concessão dos proprietários é regalado o privilégio de adentrar a propriedade das 9h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.

Caso a cancela de entrada esteja trancada, a visitação neste dia está proibida e a entrada de qualquer pessoa será considerada invasão de propriedade. Placas distribuídas ao longo do trajeto indicam a localização do mirante e práticas permitidas ou proibidas, que deverão ser rigorosamente acatadas.

Ideal para a prática de rappel e cascading. Tem acesso de carro até o mirante. Estrada Ribeirão Liberdade - Vale do Zinco. (Fonte: Prefeitura Municipal de Benedito Novo)

Cachoeira Sítio Begalke

Situada em Ribeirão Zinco, estrada geral Liberdade a 25 quilômetros do Centro da cidade, as cachoeiras do sítio Begalke são muito atrativas! Aqui você encontra a trilha da Figueira e almoço típico delicioso. Reservas pelo WhatsApp (47) 99724-1427. (Fonte: Prefeitura Municipal de Benedito Novo)

Quedas d’Água

As quedas d’água localizadas no município podem chegar até 70 metros de altura. São elas: Salto Ribeirão Zinco, Salto Alto Ribeirão Liberdade, Salto Ribeirão Tigre, Salto Ribeirão do Couro, Salto Barra São João e o Salto Santa Maria. (Fonte: Prefeitura Municipal de Benedito Novo)

Salto da Usina (Sítio Begalke)

Passeio na mata beirando ribeirão até um pequeno cânion, banhos em piscinas naturais e a prática de esportes radicais. Cinco quedas em sequência fazem a festa dos adeptos do rappel. Aqui você encontra a trilha da Figueira. Mediante reserva: almoço e café da tarde típico e delicioso. Reservas pelo WhatsApp (47) 99724-1427.

Localização: Comunidade Ribeirão Liberdade. Nome da localidade mais próxima: Zinco. Distância da sede do Município: 20 quilômetros. Infraestrutura turística: área para camping, trilha 4x4 e trilha ecológica. (Fonte: Prefeitura Municipal de Benedito Novo)