Mudanças no CEP de Timbó

Previsão é que cada rua da cidade passe a ter um CEP específico

Por Aline Brehmer 14/02/2018 - 09:22 hs
Foto: Divulgação

Hoje, quando chega a hora de preencher o Código de Endereçamento Postal (CEP) para enviar alguma correspondência à Timbó, o número é um só: 89120-000. Mas é possível que isso mude até no ano que vem, a exemplo de como ocorreu em Indaial no início deste mês, quando a cidade passou a ter um CEP específico para cada rua (da mesma forma como acontece em Blumenau e Gaspar).

Segundo informações repassadas por um agente dos Correios, embora pela Legislação não esteja previsto como obrigatório o CEP genérico para cidades com menos de 50 mil habitantes, como é o caso de Timbó, adiante é sim possível que a mudança passe a valer por aqui também.

“No momento, não será feito neste ano justamente porque está sendo dada prioridade às cidades com mais de 50 mil habitantes e que ainda não possuem um CEP específico para cada rua, mas em algum momento isso vai valer para Timbó também”, adianta o agente.

Como a novidade funciona em Indaial

Hoje, cada rua de Indaial tem seu CEP individual, codificado dentro da faixa de CEP 89080-001 a 89089-999, substituindo o CEP geral 89130-000, usado anteriormente para todos os logradouros.

Todo objeto que chegar à unidade dos Correios em Indaial com o CEP geral será retido para pesquisa e posteriormente seguirá para entrega. Para que os moradores recebam seus objetos dentro do prazo, é importante que seja utilizado e cadastrado o novo CEP do logradouro de endereço junto aos prestadores de serviços (água, luz, gás, internet, telefonia), correspondentes bancários (cooperativas de crédito, lojas) e lista de contatos pessoais.

A codificação por logradouro é criada nas cidades com mais de 50 mil habitantes e possibilita melhoria no processo de separação das correspondências nas fases de triagem, encaminhamento e distribuição, na medida em que permite a utilização de equipamentos eletrônicos.