A cada passo, uma nova história

1ª Caminhada da Fé reúne fieis e comunidade, que percorreram trajetos por Santa Maria

Por Aline Brehmer 14/02/2018 - 09:36 hs
Foto: Divulgação
A cada passo, uma nova história
Primeira edição da caminhada alcançou o objetivo da organização, e em 2019 haverá outra

O resgate da história através da caminhada e peregrinação. Essa foi a ideia que deu início à Caminhada da Fé, que teve sua primeira edição do último dia 3, durante a 65ª Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, em Doutor Pedrinho.

Fabiano Pasquali, um dos organizadores do evento, diz que o objetivo é, futuramente, tornar esse passeio um produto turístico, para que outras pessoas durante todo o ano possam percorrer esse trajeto e conhecer a história que há por todo o trajeto.

“Para o próximo ano, por exemplo, já temos outro caminho definido. O máximo de distância a ser percorrido são 25 quilômetros, para que haja tempo de conhecer e também apreciar as belezas naturais deste percurso”, explica.

No último sábado, dia 3, por exemplo, o ponto inicial do trajeto foi a Gruta da Pedra Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de Santa Maria, onde acontecia a Festa.

Em seguida, os participantes seguiram caminhando até o Ribeirão das Antas, fazendo em seguida o retorno. “A caminhada exige um bom condicionamento físico para ser realizar por completo”, destaca Pasquali.

“Conversamos com as pessoas que participaram nessa primeira edição e todos adoraram a novidade, além de perceberem que há um grande potencial para esse aspecto turístico. Já temos catalogado mais um dia para que possamos criar um pequeno roteiro no bairro de Santa Maria”, complementa.

Novas propostas a caminho

Na primeira edição, não houve nenhum custo. Os participantes apenas foram instruídos a levar sua própria água e algum alimento. Mas, se tornando um produto turístico de fato, a ideia é oferecer aos participantes ainda mais suporte – com um custo adicional.

“A partir do momento em que as pessoas começarem a ir por conta própria, cada uma terá que se precaver com essa questão de segurança ou será necessário contratar uma empresa especializada nesse tipo de apoio, por isso imagina-se um custo a mais”, diz Pasquali.

Em nome de todos os participantes e organizadores da caminhada, Pasquali deixa seu agradecimento ao seu tio Frei Jair Roberto Pasquali, e também a Fulvio Ardi Vera, Mauricio Steffen e Flávio Mickenberger, além da Prefeitura Municipal de Benedito Novo, que possibilitaram a realização dessa primeira edição, assim como às demais comunidades, “que abriram as portas das igrejas, servindo de pontos de apoio durante nossa caminhada”.

História da Caminhada da Fé

“A caminhada da fé surgiu através de um desejo já pensado há mais ou menos dez anos, mas não se deu nenhuma iniciativa na época. Em novembro de 2017 meu sobrinho, Fabiano Pasquali, me procurou na secretária da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes me relembrando do turismo religioso e na possiblidade de fazer um roteiro religioso ou uma caminhada por Santa Maria e seus arredores, principalmente percorrendo caminhos que levassem a passar pelas capelas e igrejas existentes.

O projeto desta vez me animou e fiquei surpreso com tanta empolgação do Fabiano. Estava tudo planejado para termos um caminho religioso e já há mais um em processo. Em dezembro tivemos a ideia de colocar esse roteiro dentro da programação da Festa de Nossa Senhora de Lourdes para ser a inauguração. Imediatamente fui buscar informações e históricos das capelas, como surgiu, qual promessa e o máximo de informações das capelas e igrejas. Um trabalho de muita paciência e perseverança.

No dia 6 de janeiro de 2018 agendamos para fazer a primeira caminhada para um teste, convidamos umas pessoas para ir. No dia 3 de fevereiro, em plena 65ª Festa de Nossa Senhora de Lourdes, iniciamos a 1ª Caminhada da fé com 34 inscritos, os quais receberam uma medalha de participação”.

Este roteiro está aberto a todos e nas palavras do Papa Francisco “Os jovens caminham mais rápido, mas são os mais experientes que conhecem o caminho”.

Frei Jair Roberto Pasquali, TOR – Santa Maria, Benedito Novo