Empresa Timpel é destruída pelo fogo

Na noite desse domingo, dia 4, as chamas tomaram conta da fábrica, destruindo toda a construção

Por Aline Brehmer 05/03/2018 - 09:28 hs
Foto: Rafael David
Empresa Timpel é destruída pelo fogo
O combate às chamas durou mais de duas horas e foram usados mais de 4 mil litros de água

Faltava pouco para a meia-noite de hoje, dia 5, quando o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Timbó foi acionado para combater um incêndio na rua Paraná, no Centro da cidade.

O local que estava em chamas era a empresa Timpel, a qual, em questão de minutos, foi completamente tomada pelo fogo. A corporação de Rio dos Cedros se deslocou até o local para auxiliar no combate das chamas, que se alastravam cada vez mais pelos setores de papelão e plásticos.

Grande parte da empresa era de madeira, com exceção do escritório, que era de material. Entretanto, praticamente nada dos 1.000 metros quadrados foi salvo (apenas 300 metros quadrados da parte que era construída com tijolos foi parcialmente salva), mas todas as máquinas e produtos que estavam nos depósitos viraram cinzas. As guarnições usaram a técnica de encharque devido ao alto volume de combustível.

O combate às chamas durou aproximadamente duas horas até que o fogo fosse controlado. Foram utilizados 4 mil litros de água através de uma linha direta e outra adutora de ataque, além do canhão. Segundo os bombeiros, "o abastecimento dos caminhões ficou por conta de uma RTI da empresa, que ficava em frente ao incêndio, através do qual as bombas puxavam água do rio (não havendo consumo de água potável)".

Após combater o fogo, a guarnição aguardou no local caso algum foco do incêndio retornasse, mas isso não ocorreu.

Empresa estava há 17 anos em Timbó

Na manhã de hoje, dia 5, a redação do Café Impresso esteve no local. Ainda há alguns pontos de fogo em meio aos destroços que, aos poucos, estão apagando. Alguns cabos de energia dos postes também estão danificados e o local está tomado pela fumaça, mas o que realmente toma conta do ambiente é o sentimento de tristeza após uma perda tão grande.

No momento em que o incêndio começou, não havia ninguém no local, sendo que não houve vítimas. Nesta manhã amigos e familiares do proprietário estavam lá, entrentanto o dono da empresa, Joel Dias Júnior, não se encontrava naquele momento.

A Timpel iniciou suas atividades em Timbó no ano de 2001, fazendo a produção de diversos itens como brindes e cestos, mas o principal deles eram as pastas. A família foi comunicada no meio da madrugada por outros familiares sobre o que estava acontecendo e se dirigiram até o local, mas não houve tempo de salvar nada.

Um carro da empresa, uma Kombi, também foi destruída pelas chamas. Não há ainda nenhum indício da forma como o fogo possa ter iniciado na propriedade. A perícia deve acontecer ainda hoje.

Em breve, traremos mais informações a respeito desse caso.