Grupo Escoteiro Purpurata inicia atividades em Timbó

Participam do grupo crianças dos 6,5 até os 17 anos

05/03/2018 - 14:29 hs
Foto: Paula Leitão
Grupo Escoteiro Purpurata inicia atividades em Timbó
O Grupo Escoteiro Purpurata 168/SC realizará suas atividades aos sábados pela manhã, das 8h às 11h30

Desde o último sábado, dia 3 de março, Timbó conta com mais um representante do escotismo: o Grupo Escoteiro Purpurata 168/SC. Durante a abertura das atividades, que contou com a presença de dirigentes regionais e grupos de outros municípios, além de familiares e novos membros que já irão compor o grupo, cerca de cem pessoas estiveram na Associação de Moradores do bairro Padre Martinho Stein, onde será a sede dos 'purpuratas'.

O Grupo Escoteiro Purpurata 168/SC realizará suas atividades aos sábados pela manhã, das 8h às 11h30min e atenderá crianças e jovens em três ramos do movimento, sendo inicialmente os ramos lobinho, para crianças de 6,5 a dez anos; ramo escoteiro, de 11 a 14 anos e ramo sênior, que atende jovens entre 15 e 17 anos.

Localização estratégica

A localização da sede foi pensada com cautela entre os organizadores e culminou com o aceite imediato da diretoria da Associação de Moradores do bairro Padre Martinho Stein, que já se demonstrou grande parceira. “A expansão é um fato imprescindível ao escotismo. Se levarmos em conta a população de nosso país e, em especial de jovens, o número de membros participantes do movimento escoteiro é baixo.

Uma das causas dessa baixa adesão ainda é a localização dos grupos escoteiros que, em determinadas regiões, é praticamente inacessível a grande parte da população. No nosso caso, a criação de um grupo escoteiro no bairro Padre Martinho Stein poderá facilitar a participação de crianças e jovens que residem no próprio bairro, bem como dos que residem nos bairros Araponguinhas, Dona Clara e nos municípios vizinhos, tais como Rodeio e Ascurra”, analisa o Diretor Técnico do Grupo, Everton Pedroso.

Novos grupos escoteiros em 2018

A campanha de expansão do movimento escoteiro é um dos principais objetivos da União dos Escoteiros do Brasil. A meta dos Escoteiros de Santa Catarina (SC), para 2018, é chegar a 12 mil membros em Santa Catarina.

“Nosso objetivo, além do fortalecimento dos grupos existentes, é abrirmos 20 novos grupos escoteiros. Já há alguns com fundação agendada e várias outras iniciativas em andamento. Estamos confiantes que atingiremos nossa meta com o apoio dos grupos do nosso estado”, destacou em recente evento o presidente dos Escoteiros de SC, Celso Menezes.

Os adultos voluntários que se reuniram para fundar o grupo dividem-se em ações de direção, secretaria, manutenção e coordenação das atividades dos ramos, e sempre estão presentes para atender e dar informações às pessoas interessadas ou que ainda não conhecem com profundidade o movimento. Nos próximos meses, outros detalhes que caracterizam o grupo escoteiro como bandeira, lenço, uniforme vão sendo definidos coletivamente com os associados, seguindo os passos de fundação de um novo grupo, pré-definidos pela União dos Escoteiros do Brasil.

Parceria com o Grupo Escoteiro Alexandre Roepke

O Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, também de Timbó, convidado para apadrinhar o novo grupo, esteve presente com seus membros para compartilhar as atividades do primeiro dia do Purpurata. O Chefe André Carl, coordenador do Ramo Escoteiro no Purpurata, avalia positivamente a importância desse entrosamento para o jovem.

“O Escotismo para os membros do ramo escoteiro, e se estende aos sêniores e pioneiros, é uma ferramenta incrível para seu desenvolvimento individual e coletivo. A partir do momento em que ele percebe as oportunidades que lhe são apresentadas, seja nas atividades de sede como nas atividades que unem outros grupos, um mundo de possibilidades se abre diante deles. E cabe ao escotista (chefe) propiciar os meios para eles alcancem seu máximo desenvolvimento dentro de suas aptidões”, considerou.

A Chefe do Ramo Lobinho, Patrícia John, destaca o quão emocionante é participar do nascimento de um Grupo Escoteiro. "Foi um momento único, indescritível, poder receber a todos que nos prestigiaram, jovens lobinhos, escoteiros, sêniores e pioneiros, chefia, pais, amigos, irmãos de lenço e ideal. Ver o nascimento real de um sonho que foi alimentado e fortalecido com tanto amor, determinação e vontade.

Aquela máxima que fala que um sonho que se sonha só é só um sonho mas um sonho que se sonha junto é realidade se provou ali, não tenho palavras que expressem tamanha gratidão, a Deus, aos jovens, pais, amigos e a todos que nos auxiliaram, apoiaram e acreditaram nessa proposta.

Nosso trabalho será incessante, temos uma grande estrada pela frente, porém o amor pelo escotismo e por acreditarmos que o mundo é um lugar bom e que podemos torná-lo ainda melhor é o que nos dá a força necessária para vencermos todos os obstáculos. O mundo que queremos é possível sim, e está nas mãos dos nossos jovens. Nosso coração está transbordando de alegria e gratidão", expressou ela.

Pastelada é dia 17

E para a continuidade do processo de fundação e manutenção do Grupo Escoteiro Purpurata já está marcada para o dia 17 de março uma pastelada, na associação do bairro Padre Martinho Stein, das 9h às 14h, de maneira que os recursos permitam o custeio das documentações necessárias, aquisição de materiais e custos operacionais da entidade.

Os organizadores oferecem cartões a R$ 15,00 com direito a cinco pasteis e a R$ 10,00 com três pasteis.