Novo integrante no Zoo Pomerode

O bebê hipopótamo nasceu nesse fim de semana e já pode ser visto pelos visitantes ao lado da mãe

Por Aline Brehmer 06/03/2018 - 13:26 hs
Foto: Zoo Pomerode/Divulgação
Novo integrante no Zoo Pomerode
Com o nascimento do filhote, a família de hipopótamos chega a cinco integrantes

O número de habitantes aumentou no Zoológico de Pomerode. Um filhote de hipopótamo nasceu nesse sábado, dia 3, e já despertou a simpatia e interesse de vários visitantes.

Quem frequentou o Zoo nesses últimos dias já pode vê-lo junto à sua mãe, Murdof. No mesmo recinto também habitam o pai da família e dois outros filhotes.

“Ainda não é possível dizer qual é o sexo do filhote porque, desde que nasceu, ele está na água com a mãe. Ela está cuidando dele ainda e nesse período ela nem se alimenta, mas, quando começar a retomar sua rotina normal, conseguiremos identificar se é macho ou fêmea”, explica o biólogo do Zoo, Cláudio Hermes Maas.

Após identificar o sexo do novo integrante da grande família, Maas diz que, como de costume, as opções de nome serão apresentadas ao público, para que uma votação online seja feita.

Zoo soma 24 nascimentos somente neste ano

Foi exatamente dessa maneira que o trio de flamingos Peninha, Atacama e Amora, que nasceram em janeiro deste ano, tiveram seus nomes escolhidos. “Essa interação com a comunidade é muito importante, isso em todas as espécies.

Falando em específico dos hipopótamos por exemplo, a mãe chegou em 2010 e o Cabeção em 2002. Desde então muitas pessoas têm acompanhado seu desenvolvimento aqui, desde que tiveram o primeiro filhote e iniciaram a família”, comenta Maas.

Com a chegada do novo grande bebê, o Zoo Pomerode soma 24 nascimentos em 2018. Mas o número de habitantes no local tende a aumentar ainda mais em breve. Isso porque uma fêmea da espécie mico-leão-dourado está em suas últimas semanas de gestação.

“Além dos nascimentos, traremos outros moradores para cá, como um casal de Sagui Imperador. A fêmea já chegou da Alemanha e está no período de quarentena. O macho, que vem da Dinamarca, deve estar chegando em breve também e, passando por essa primeira etapa, serão apresentados ao público”, anuncia Maas.

Importante destacar que, já há alguns anos, Zoo Pomerode integra o Programa Europeu de Proteção às Espécies Ameaçadas.