Benedito Novo está entre as cidades beneficiadas pelo Programa de Residência Médica de SC

Médico boliviano que vai atuar na cidade já foi aprovado no exame de revalidação do diploma

06/03/2018 - 14:50 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura de Benedito Novo
Benedito Novo está entre as cidades beneficiadas pelo Programa de Residência Médica de SC
O médico Abel Demar Cespedes Alcoba trabalhou como clínico geral na Bolívia durante cinco anos

O Programa de Residência Médica, da Secretaria de Estado da Saúde, formou neste mês a primeira turma de médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade. Os profissionais vão fortalecer ainda mais a Atenção Básica de Santa Catarina.

Entre os municípios contemplados está Benedito Novo, sendo o único do Médio Vale do Itajaí. “Temos duas vagas para residentes, e uma já foi ocupada. Um médico boliviano está na cidade, para iniciar os atendimentos à população nesta terça-feira, dia 6”, explica o secretário de Saúde, Ronie Gilberto Loewen.

Quem é o doutor Alcoba?

O médico Abel Demar Cespedes Alcoba trabalhou como clínico geral na Bolívia durante cinco anos. No Brasil, realizou a prova do Revalida, indispensável para todos os médicos que concluem a graduação em instituições no exterior.

“Esse exame é validado pelos Ministérios da Saúde e Educação, para o reconhecimento de diplomas estrangeiros de medicina. Somente quem for aprovado consegue a autorização do Conselho Regional de Medicina para desempenhar atividade médica em qualquer instituição brasileira”, ressalta Abel.

Primeira e segunda etapa

Basicamente, a prova é dividida em duas partes. A primeira etapa é composta por prova escrita. Para ser aprovado para a próxima fase, o concorrente precisa atingir a pontuação mínima exigida pela banca. A segunda fase é constituída pela prova prática.

“A prova escrita exige bastante dedicação e conhecimento. Segundo o MEC, desde 2011, quando passou a ser obrigatória, a melhor percentagem de aprovação foi em 2015. Dos 3.993 inscritos, 1.683 foram aprovados, o que representou 42% do total”, observa Ronie.

O médico Abel terá uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais. Serão 32 horas dedicadas à Atenção Básica, 4 horas de atendimento na emergência do Hospital São Benedito e, conforme cronograma, ele vai desenvolver atividades voltadas à cardiologia, infectologia/epidemiologia, saúde mental e pequenas cirurgias. Em uma tarde por semana, vai participará também de reuniões de equipe e estudos.

O Programa de Residência coopera para que os médicos participantes desenvolvam competências específicas como coordenação do cuidado, habilidade de comunicação, medicina baseada em evidência, trabalho em equipe multiprofissional e articulação comunitária.