Seu corpo está protegido?

A pele é o maior órgão do nosso corpo, servindo como escudo contra de inúmeras doenças – e ela exige sua atenção e seus cuidados

Por Aline Brehmer 16/03/2018 - 13:20 hs
Foto: Divulgação
Seu corpo está protegido?
Cíntia Prolo é médica especialista em Dermatologia e Cínica Médica e atua na cidade de Timbó

É de conhecimento geral que a nossa pele é, além de o maior órgão do corpo humano, um dos que mais necessita de atenção e cuidado para cumprir com êxito sua função, que é proteger nosso corpo contra as agressões externas do ambiente, isso ainda além de cumprir funções vitais do organismo como a regulação térmica, equilíbrio hídrico, absorção da vitamina D, entre tantas outras.

“Falamos aqui de um órgão de muitas sensações e expressão de emoções também. Por isso é importante ficar alerta, já que existem diversas doenças dermatológicas (de pele, cabelo e unhas) que às vezes podem ser tão incapacitantes e inestéticas que provocam desfigurações nas pessoas, que chegam a ser irreversíveis em alguns casos”, aconselha a dermatologista Cíntia Prolo.

Impacto negativo

Para Cíntia, essas temidas ‘doenças de pele’ afetam de forma direta e negativa a autoestima das pessoas, prejudicando suas relações sociais e a capacidade produtiva. “Por isso reforço com veemência a prevenção, diagnóstico e tratamento correto dessas doenças”, destaca.

Caracterizado como um país tropical, a incidência de sol e raios UVA e UVB são intensos e frequentes, deixando as pessoas expostas principalmente no verão, quando aumentam a prática de atividade físicas e de lazer ao ar livre.

“A exposição excessiva e inadequada pode trazer efeitos nocivos à pele, como as queimaduras, fotoenvelhecimento, manchas e até mesmo câncer”, alerta. Mas há ainda outros problemas decorrentes dos efeitos do sol, como acne solar, micoses de pés e em áreas de dobras, manchas, brotoejas, herpes labial, ressecamento da pele e agravamento de outras patologias cutâneas, como melasma, rosácea e lúpus.

“Todos são potenciais vítimas”

A especialista ainda complementa informando que não existe uma idade onde as doenças de pele são mais comuns: tanto crianças quanto jovens, adultos e idosos estão sujeitos e enfrentar o problema.

“Existem determinadas doenças de pele que atingem mais pessoas em certa idade, mas todos são potenciais vítimas. Com passar dos anos a pele possui alterações das características, exigindo que o médico faça um correto diagnóstico para um adequado tratamento com medicações e doses específicas de acordo com cada faixa etária e/ou situação específica como, por exemplo, ocorre na gestação e amamentação materna, pacientes com imunossupressão ou portadores de doenças sistêmicas crônicas, entre outros”, esclarece.

Câncer de pele é recordista no Brasil

Diante de tantos riscos, a dermatologista apresenta também soluções para prevenir esses males. “Hoje, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os cânceres de pele correspondem a 33% de todos os casos de câncer diagnosticados no Brasil, sendo que 180 mil novos casos são identificados por ano. Por isso se faz necessário o autoexame da nossa pele, afinal, e se for detectada qualquer lesão suspeita, de imediato o aconselhável é se encaminhar ao dermatologista”, alerta a especialista.

Cíntia explica que os grupos de maior risco para desenvolver essa doença são as pessoas de pele clara, sardas, olhos e cabelos claros, com incapacidade para bronzear, que tiveram queimaduras solares, com pintas ou sinais, peles com importante foto dano, pessoas que apresentam lesões pré-malignas ou tiveram câncer de pele, ou com antecedente familiar desta doença. “Estes grupos necessitam constantemente ser avaliadas pelo médico dermatologista”, reforça Cíntia.

Apresentação da doutora Cíntia Prolo

Cíntia Prolo é médica especialista em Dermatologia e Cínica Médica, graduada em medicina pela Universidade Federal de Buenos Aires (com diploma reavaliado pela UFSC). Fez residências médicas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (POA), é membro efetivo das Sociedades Brasileiras (SBD) e Argentina em Dermatologia (SAD) e pós-graduanda em Laser, Cosmiatria e Procedimentos no Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Atualmente, atende no consultório Clínica Vale Europeu, localizado na rua Blumenau, número 1.342, bairro dos Estados, em Timbó. O telefone para contato é o (47) 3380-3610.