Indaial tem nova escola

Com Ensino Médio Integral, a EEB Professora Attela Jenichen apresenta uma proposta diferenciada de ensino na cidade

Por Aline Brehmer 16/03/2018 - 13:58 hs
Foto: Divulgação/EEB Professora Attela Jenichen

Uma nova instituição de ensino iniciou as aulas na cidade de Indaial. Com uma proposta diferenciada, a Escola de Educação Básica Professora Attela Jenichen é a primeira na cidade a oferece a modalidade de Ensino Médio Integral (EMI).

Segundo o diretor da escola, Almir Kuehn, se trata da realização de um sonho, uma reinvindicação antiga da comunidade que saiu do papel. “A ideia é oferecer mais vagas para o ensino médio, principalmente no período da tarde. A escola Attela Jenichen de Indaial é uma das 32 instituições de ensino estaduais de Santa Catarina que aderiram ao programa do EMI”, explica.

Escola será mantida através de convênio

Kuehn diz que a instituição foi construída pela Secretaria de Estado da Educação – e ainda não foi completamente finalizada. “Falta concluir o ginásio de esporte e fazer algumas adaptações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros”, esclarece.

Sendo assim, Kuehn diz que a escola será mantida através um convênio do estado com o Instituto Ayrton Senna, que, segundo o diretor da escola, “oferece todo o apoio pedagógico, além da elaboração e envio de materiais, que são distribuídos e trabalhados junto aos estudantes”.

Quanto ao nome escolhido para batizar a instituição, foi uma indicação do vereador da cidade, Osvaldo Metzner, que apresentou o projeto de Lei sugerindo a criação do local para o deputado Estadual Aldo Schneider (MDB), que por sua vez apresentou a proposta ao governador – o qual enviou sua aprovação do mesmo para a Assembleia Legislativa. A escola hoje está localizada na rua Itu, número 191, no bairro Benedito.

Aulas já começaram

As aulas já iniciaram no dia 15 de fevereiro para os 135 alunos do primeiro ano do EMI, sendo que, conforme essa turma avança de séries, a escola passará a atender de forma gradativa. Além desses estudantes, há também mais 25 no período noturno do ensino regular.

No local, há uma equipe composta por 26 funcionários, desde equipe gestora até as pessoas responsáveis pela faxina e alimentação. “Aqui, os estudantes do ensino integral recebem três refeições diárias”, complementa o diretor.

Novo modelo de ensino

Nesse modelo de ensino, há 50 aulas semanais, sendo seis no período matutino e cinco no vespertino (exceto nas quintas-feiras à tarde). Há 35 aulas desse montante que são da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as demais de um núcleo articulador, onde são desenvolvidos os projetos de Vida, Pesquisa, Intervenção e Estudos Orientados.

A instituição oferece ainda sete aulas de matemática, sete de língua portuguesa e literatura. “Na escola regular, esse número diminui para três por disciplina. Na escola Attela, os estudantes aprendem inglês e espanhol, tendo ainda três aulas de educação física. Nas demais disciplinas, há duas aulas semanais”, esclarece Kuehn.

Ele evidencia também que não há sinal para início e fim das aulas ou troca das disciplinas. “Como trabalhamos a autonomia e responsabilidade, isso inclui com a questão do horário não havendo necessidade de uma sineta para avisar. As regras da escola estão sendo desenvolvidas e discutidas com os estudantes, e todas as decisões na escola são feitas no coletivo”, garante.

Os jovens como protagonistas

Kuehn destaca que a atividade proposta no Núcleo Articulado tem como objetivo desenvolver o protagonismo dos jovens estudantes, assim com o senso de escolhas, autonomia e responsabilidade, auxiliando-os a ter uma visão do futuro com base em suas decisões no presente.

“No projeto de Vida, por exemplo, são realizadas discussões e atividades com temas baseados na Vida Cotidiana dos jovens, sempre prensando no futuro deles. Já no Projeto de Pesquisa, os alunos aprendem como realiza-las, a fazer escolhas e buscas bases científicas para resolver os problemas com os quais se deparam”, analisa.

Por fim, o projeto Intervenção tem como objetivo proporcionar aos garotos e às garotas sua autoria no desenvolvimento de ações concretas, deixando assim seu legado a partir do que foi aprendido na escola.

Dia da Família na escola

O primeiro Dia da Família na escola acontece no dia 7 de abril, um sábado. Neste dia, das 10h até às 15h, várias atividades de lazer e também esportivas, culturais e de integração serão realizadas.

“Dessa forma, a comunidade de Indaial e região vai poder conhecer um pouco da escola e dos trabalhos aqui realizados. Ainda nesta data será finalizado um concurso da escolha da logomarca da escola, que está sendo produzida pelos estudantes. Esperamos a presença de todos”, convida o diretor.