Aumento no efetivo do Corpo de Bombeiros?

O vereador Fabricio Dalcastagné encaminhou uma Moção de Apelo ao governador solicitando a convocação dos bombeiros já aprovados no Concurso Público

Por Aline Brehmer 29/03/2018 - 09:42 hs
Foto: Douglas Shineidr/Arquivos CPDoc

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) desempenha um papel fundamental na sociedade, que vai além do combate a incêndios, abrangendo também o atendimento às vítimas de acidentes, primeiros socorros, captura de animais peçonhentos, entre tantas outras funções.

Hoje, o efetivo da corporação em Timbó é de 37 bombeiros militares. Segundo o comandante da 2ª Companhia do CBM de Timbó, Capitão Filipe Daminelli, esse número era de 21 em 2014.

“Nós já chegamos a ter 52 bombeiros militares. A defasagem em relação ao máximo que já tivemos é de 15 bombeiros e estas baixas foram motivadas por aposentadorias e transferências para outras unidades”, explica.

Para Daminelli, o objetivo hoje é manter esse efetivo, sem nenhuma perda, e ter o incremento de pelo menos mais um bombeiro militar para cada quartel – totalizando seis.

“Ainda assim teríamos defasagem de dez bombeiros em relação ao que tínhamos, afinal, iríamos ficar com 42. Porém, com certeza já ajuda de alguma forma no trabalho que realizamos”, destaca.

As corporações de Benedito Novo e Rio dos Cedros contam hoje com seis bombeiros militares cada (sendo que em 2014 eram nove), já a de Pomerode tem três bombeiros militares que realizam as atividades técnicas e em Indaial são quatro, também um número menor em comparação a 2014, quando havia sete. O município de Apiúna conta com um efetivo de um bombeiro militar, mas em 2015 chegou a ter três.

Moção de Apelo solicita aumento no efetivo de SC

Como forma de aumentar o quadro de efetivos no CBM de Timbó e demais cidades da região, vereador Fabricio Dalcastagné (MDB) solicitou, fez a Moção de Apelo 001/2018, que foi aprovada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Timbó, Douglas Marchetti, e será encaminhada ao Governo do Estado, para o o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira.

No documento, consta que “é de conhecimento de todos o profundo déficit no quadro efetivo do CBM de Santa Catarina (SC) e as trágicas consequências que isso implica na sociedade”.

Segundo o parlamentar, em 2017 foi realizado um Concurso Público, no qual 300 novos soldados foram habilitados através do Curso de Formação. “Apesar do concurso já encontrar-se em fases finais, verifica-se que dos 10.228 inscritos, aproximadamente 620 estão aptos para ingresso no Curso de Formação de Soldados, já aprovados nos exames de avaliação de escolaridade, saúde, físico e psicológico, sendo um número de candidatos superior às 300 vagas mencionadas no edital”, explica Dalcastagné, de acordo com o que consta na Moção.

Mais de mil vagas a serem preenchidas

O vereador destaca que em janeiro do ano passado, de acordo com o Portal de Transparência, o efetivo de Corporação era de 2.504 bombeiros no estado, já no mês de dezembro esse número diminuiu para 2.425. “A previsão é que esse número reduza ainda mais, devido aos ingressos à reserva remunerada previstos neste ano”, complementa o vereador.

De acordo com o documento, hoje, o “CBM de SC possui como efetivo máximo a quantidade de 3.816 bombeiros militares. Sendo assim, existem mais de mil vagas e serem preenchidas”.

A partir desses dados, o que Dalcastagné solicita ao governador através da Moção é a convocação dos excedentes, de forma que possibilite a admissão de todos os aprovados.

“Acredito que tal medida teria reflexos positivos para o município de Timbó e demais regiões do estado, afinal, aumentando o efetivo do quadro do CBM, o resultado é mais segurança, agilidade e qualidade no atendimento”, argumenta o vereador.