Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia hoje

No período da campanha, de segunda a sexta, a vacinação ocorrerá conforme o horário de funcionamento de cada sala de vacina

23/04/2018 - 11:23 hs
Foto: Divulgação/Internet
Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia hoje
É necessário apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento

Começa nessa segunda, 23 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). A vacina será ofertada para os seguintes grupos prioritários: pessoas de 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; população privada de liberdade; jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Esses grupos têm até 1º de junho para receber a vacina. No período da campanha, de segunda a sexta, a vacinação ocorrerá conforme o horário de funcionamento de cada sala de vacina, localizada junto às unidades de saúde. É necessário apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento. As salas de vacina do município são:

- US Heinz Schutz – Centro

- ESF Remo Wendorf – Ribeirão das Pedras

- ESF Arthur Keunecke – Estrada das Areias

- ESF Gunther Ricardo Ebert – Warnow

- ESF Renato Ferreira de Mello – João Paulo II

- ESF Nilo de Freitas – Rio Morto

- ESF Bertolina May Kechele – Benedito

- ESF Caetano da Silva Porto – Carijós

- ESF Albert Sabin – Encano do Norte

- ESF Irineu Kienen – Encano Baixo

- ESF Márcia Maria Andreatta – Estados (Cohab)

O dia nacional de mobilização (Dia D) está marcado para 12 de maio, sábado, quando as unidades com salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h.

Categorias de risco clínico com indicação da vacina:

Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Obesos: Obesidade grau III.

Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.

Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.